11 DE SETEMBRO: APÓS 23 ANOS, RELEMBRE O ATENTADO ÀS TORRES GÊMEAS

- Advertisement -

Foi um dos dias mais sombrios da história da humanidade

O ataque às Torres Gêmeas, em Noca York, no dia 11 de setembro de 2001, deixou cerca de 3 mil mortos e mais de 6 mil feridos – (crédito: AFP).

 Segundo relatório da Comissão Nacional sobre os Ataques Terroristas nos Estados Unidos, divulgado três anos depois dos ataques, o governo estava “despreparado” e agiu no improviso.

Foi há exatos 23 anos, num dia igual hoje – 11 de setembro de 2001 – o mundo ficou estarrecido com um dos maiores ataques terroristas da história moderna. Quatro aviões, no espaço aéreo dos Estados Unidos, foram sequestrados por extremistas islâmicos e jogados contra prédios-símbolo do poder americano. Os choques mais impactantes foram quando dois deles explodiram as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York.

A barbárie foi de autoria da rede terrorista Al-Qaeda, sob o comando de Osama Bin Laden, e deixou aproximadamente 3 mil mortos, além de mais de 6 mil feridos.

Outra aeronave comercial foi lançada ao Pentágono e deixou 184 mortos, e a última caiu na Pensilvânia, causando 44 mortes – cerca de vinte pessoas sobreviveram e foram retiradas vivas dos escombros. Todo o atentado teria durado uma hora e 46 minutos.

Segundo o relatório final da Comissão Nacional sobre os Ataques Terroristas nos Estados Unidos, divulgado três anos depois, o governo dos Estados Unidos estava “despreparado” e agiu no improviso no momento do atentado terrorista.

-Naquele dia de setembro, nós estávamos despreparados. Não percebemos a magnitude da ameaça que estava se formando na época. Como detalhamos em nosso relatório, houve uma falha de política, de administração, de capacidade e -acima de tudo – uma falha de imaginação – diz o documento.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, participa de uma cerimônia de colocação de coroas. Foto: Amndrew Caballeto Reynolds/ AFP.

O relatório aponta que houve falha no controle da entrada dos terroristas, falta de inclusão de suspeitos terroristas em listas de proibição de voos nos EUA e ausência de alerta após prisão de um terrorista. “O governo dos Estados Unidos simplesmente não foi ativo o suficiente no combate à ameaça terrorista antes do 11 de setembro. Muito da nossa resposta no dia 11 de setembro foi improvisada e ineficiente”, pontua a Comissão.

Além disso, o relatório destaca que o atentado causou traumas insuportáveis: “Em 11 de setembro de 2001, 19 homens armados com facas, estiletes e gás de pimenta penetraram os sistemas de defesa da nação mais poderosa do mundo. Eles causaram traumas insuportáveis no nosso povo e viraram a ordem internacional de cabeça para baixo”.

IMPACTOS

De acordo com a União Geofísica Americana, o impacto dos aviões causou abalos sísmicos de 0,9 a 2,3 de magnitude na escala Richter. Um terceiro prédio também teria caído por conta de falhas estruturais geradas por um incêndio de sete horas — causados pela queda das torres.

POSSÍVEIS OUTROS ALVOS

Conforme relatos colhidos pela Comissão Nacional sobre os Ataques Terroristas nos Estados Unidos, foi possível perceber que os passageiros de um avião tentaram invadir a cabine e isso fez com que os terroristas derrubassem a aeronave antes. Até hoje não se sabe ao certo qual era o alvo da aeronave, mas acredita-se que poderia ser a própria Casa Branca ou o Capitólio.

MEMÓRIA

Nesta quarta-feira (11/9), o governo dos Estados Unidos realiza uma solenidade em memória das vítimas do atentado terrorista. Pelas redes sociais, o presidente Joe Biden comentou sobre a data. “O 11 de Setembro é um dia não apenas para ser lembrado, mas um dia de renovação e determinação para todos os americanos – na nossa devoção a este país, aos princípios que ele incorpora à nossa democracia. É isso que devemos uns aos outros. E também o que devemos às futuras gerações de americanos.

CERIMÔNIA

Nesta quarta-feira (11) a tragédia completa 23 anos. O memorial do 11 de Setembro fará uma cerimônia fechada ao público, a partir das 8h40 (horário local, 9h40 no Brasil). Haverá transmissão online. Os nomes das vítimas devem ser lidos por familiares, e o presidente Joe Biden e a vice, Kamala Harris devem participar da homenagem, segundo o site de notícias NY1.

Durante todo o dia, dois feixes de luz que simbolizam as Torres Gêmeas ficarão acesos no tradicional Tributo em Luz, no One World Trade Center – foto (antigo World Trade Center, onde ficavam as torres). A homenagem pode ser vista em boa parte de Manhattan. Haverá uma homenagem também aos bombeiros que atuaram na tragédia, no Centro de Nova York, pela manhã. O banco de sangue de Nova York também fará ações pela cidade.

Por Folha do Estado/Itapema/Histórico

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News