Ícone do site Folha do Estado SC

13 DE JULHO: NESTA QUINTA-FEIRA ESTÁ SENDO COMEMORADO NO BRASIL O DIA MUNDIAL DO ROCK & ROLL

HOJE É O DIA MUNDIAL DO ROCK & ROLL

Elvis Presley – Nascido no Mississippi (EUA) Elvis Aaron Presley foi um dos maiores ícones da cultura pop do século 20, considerado o Rei do Rock

O dia13 de julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock & roll e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, o megaevento que aconteceu nesse dia no ano de 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o “dia mundial do Rock & Roll”. O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Paul McCartney, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Queen, David Bowie entre outros. A data também coincide com o dia da formação do grupo The Rolling Stones, formatada em 13 de Julho de 1962.

HISTÓRICO

The Beatles foi uma banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960. Foi o grupo musical mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular

Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e no estado da Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia, país que sofria com a miséria de seu povo. O evento chamou a atenção por contar com a presença de muitos artistas famosos da época. Entre os participantes estavam: The Who, Status Quo, Led Zepellin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.
Os shows foram transmitidos ao vivo pela BBC para diversos países e abriram os olhos do mundo para a miséria no continente africano.
Em 2005, 20 anos depois do primeiro evento, Bob Geldof organizou o Libe 8, uma nova edição com estrutura maior e shows em mais países. Dessa vez o objetivo foi pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria do mundo. No Libe 8, o Grupo de Rock Britânico, Pink Floyd, se reuniu em sua formação clássica pela primeira vez depois de 20 anos de separação.

COMEMORAÇÃO SOMENTE NO BRASIL

Pink Floyd – Uma verdadeira lenda do Rock. Pink Floyd – Banda inglesa formada em Cambridge em 1965 – dizem que foi a maior de todas

No entanto, apesar de se chamar “Dia Mundial do Rock”, essa data só é comemorada no Brasil. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas especializadas em rock – 89 FM e 97 FM – começaram a mencionar a data em suas programações. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada no resto do mundo. Outros países e localidades não têm uma data específica para celebrar esse estilo musical ou têm outras datas. Nos EUA, poucas pessoas comemoram no dia 9 de julho, em homenagem ao programa American Bandstand, de Dick Clark, que estreou nessa data. O programa ajudou a popularizar o rock & roll nos EUA.
Por ser uma data definida arbitrariamente e sem respaldo em outros países, especialistas em música contestam essa escolha. Eles sugerem outras datas que seriam mais significativas para a história do rock e que, portanto, mereceriam ser o verdadeiro Dia do Rock. Entre elas, estão o dia 5 de julho, quando, em 1954, Elvis Presley gravou uma versão mais rápida do blues That’s All Right (Está tudo bem), e 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA.

O QUE FOI O LIVE AID?

Pouca gente sabe, mas o dia 13 de Julho, em que comemoramos o Dia Mundial do Rock, não tem relação alguma com o surgimento do Rock & Roll. Não é o aniversário do Rock e sim “o seu dia” – Dia do Rock – no calendário mundial. O 13 de julho, na verdade, foi escolhido devido ao antológico Live Aid de 1985, evento que, literalmente, parou o mundo!

MAS, ONDE COMEÇOU O ROCK?

Guns N’ Roses é uma banda americana de hard rock, formada em Hollywood, Los Angeles, Califórnia, em 1985

O Rock and Roll nasceu, na verdade, no comecinho da década de 50, lá nos Estados Unidos da América. De lá pra cá ele sofreu inúmeras modificações e ramificações sonoras. Hoje se alguém me pedir para definir o que é o rock, a resposta não será tão simples como era em 1985, década das grandes bandas, hoje teria que responder com uma tese de mestrado, e vocês ficariam frustrados. Mas vamos nos concentrar no assunto do post. O que nos interessa aqui é que no dia 13 de julho de 1985, um irlandês de nome Bob Geldof (humorista e então vocalista do Boomtown Rats) com uma mãozinha do amigo Midge Uri, resolveu montar um Evento de Rock, um show de rock reunindo alguns roqueiros conhecidos. Mas desta vez não tinha nada a ver com o diabo, a liberdade ou as drogas – que, em se tratando de rock, indevidamente quase sempre levam a culpa -, o evento foi organizado com o objetivo de arrecadar fundos em prol dos cidadãos famintos da República Democrática Federal da Etiópia, com o nome de Live Aid (ajuda ao vivo), e que ganhou o mundo.

 

Alice in Chains é uma banda norte-americana de rock formada em 1987 em Seattle, Washington, pelo vocalista Layne Staley e o guitarrista Jerry Cantrell

 

Sair da versão mobile