ITAJAÍ CHEGA AOS 164 ANOS COMO POTÊNCIA DO PRESENTE DE OLHO NO FUTURO

Em comemoração ao aniversário de 164 anos de Itajaí, celebrado neste sábado (15), serão distribuídas cinco mil fatias de bolo à população. O corte do bolo será a partir das 15h, na Praça Vidal Ramos (Marco Zero),

15º Salão de Artes encerra quarta-feira (15) com evento on-line

- Advertisement -


Nesta quarta-feira (15), acontece o encerramento do 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí. O evento, que durou um mês e reuniu artistas de todo o país, finaliza suas atividades com a apresentação dos trabalhos artísticos contemplados na categoria Bolsa de Produção. Os três artistas contemplados receberam acompanhamento da equipe curatorial do Salão para a produção, cujo resultado será exposto na live que acontece às 20h, no canal do YouTube da Fundação Cultural de Itajaí(https://www.youtube.com/fundacaoculturaldeitajai).

Entre os projetos contemplados estão “Companhia Descolonizadora” do artista mineiro Silfarlem Oliveira, “A.P.N. (Aliança Periférica Nacional)” do artista plástico Desali, e “O Vazio que Carrego na Cidade” do coletivo itajaiense Eranos – Círculo de Artes.

Saiba mais sobre as propostas artísticas:

Companhia Descolonizadora – Silfarlem Oliveira
A Companhia Descolonizadora propõe a realização de demarcações visuais-descritivas em forma de placa de sinalização, em tamanho real, com pictogramas reproduzindo padrões gráficos correspondentes às três principais etnias indígenas que habitavam e ainda habitam o território que chamamos Santa Catarina.

A.P.N. (Aliança Periférica Nacional) – Diários de Bordo – Desali
Aproximando a periferia da arte contemporânea, a ação direta “Diários de Bordo” é um projeto que articula intervenção urbana e discussão política, e coloca em diálogo o Brasil atual com o Brasil de 1964.

O Vazio que Carrego na Cidade – Eranos
Neste trabalho são exploradas as tensões de um grande volume e pouco peso relativo e sua relação com o esforço humano. A distopia de um ser humano carregando com suas próprias forças algo maior que seu tamanho. Do peso encontrado nas coisas vazias, que quando amalgamadas em grande quantidade geram a dificuldade no deslocamento. O ar que ocupa o espaço. As relações entre visível e invisível.

Sobre o 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí
Neste ano, o Salão Nacional de Artes de Itajaí ocorreu de 15 de novembro a 15 de dezembro em formato inédito. Além de a programação ser 100% digital, nesta edição pela primeira vez o evento fez interlocução entre arte, curadoria e educação, por meio de três categorias lançadas no edital de submissão de propostas: Exposição, Bolsa de Produção em Artes Visuais e Proposição Formativa. O Programa Encontra também fomentou conversas com curadoras convidadas atuantes no país sobre as diversas possibilidades de atuação no campo da curadoria.

O evento encerra nesta quarta-feira (15), mas o site com as exposições e demais informações sobre as propostas artísticas contempladas ficará no ar por um ano para as pessoas visitarem à vontade. O endereço eletrônico é: www.15snai.com

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News