PREFEITO FABRÍCIO ESCOLHE SEU EX-SÓCIO PEETER LEE PARA SUCEDÊ-LO NA PREFEITURA

De acordo com notícia divulgada pelo Clic Camboriú na última quarta-feira (17), o prefeito Fabrício Oliveira anunciou apoio ao nome de Peeter Lee Grando para sucedê-lo no comando da Prefeitura de Balneário Camboriú.

16 DE MAIO – NOSSA HOMENAGEM AOS GARIS NESTE DIA QUE LHES É CONSAGRADO

- Advertisement -

 

NOSSO RESPEITO A ESTE NOBRE PROFISSIONAL TÃO IMPORTANTE E NECESSÁRIO PARA A SOCIEDADE

Profissional tão importante entre tantas outras, pois como seria uma cidade sem eles? Simplesmente um caos, apesar de todas as intempéries do tempo, diariamente estão nas ruas recolhendo o lixo que produzimos, além de enfrentar muitas dificuldades no seu dia a dia.
Em relação à data, ainda não há uma legislação federal, mas ela é lembrada em centenas de municípios brasileiros.
Existem na Câmara Federal projetos para oficializar o 16 de Maio como o Dia Nacional do Gari, sem dúvida a aprovação de um desses projetos seria uma justa homenagem aos milhares de trabalhadores, que apesar de tão comuns nas áreas urbanas, passam muitas vezes despercebidos, sofrem preconceitos, indiferenças e até humilhações, apesar de tão necessários.
O dia foi instituído, através da Lei 212, de 31/10/1962, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda. A primeira comemoração ocorreu em 16 de maio de 1963. A decisão visava prestar reconhecimento à árdua, perigosa e difícil missão daqueles que integram o Departamento de Limpeza Urbana. A partir de então muitos municípios ou estados aprovaram leis criando a merecida Data.

                 A ORIGEM DA PALAVRA GARI

O termo Gari começou a ser utilizado para denominar os homens que atuavam na coleta de lixo, na época do Brasil Império e fazia referência a Pedro Aleixo Gary, empresário francês, contratado pela Corte Brasileira para organizar o serviço de limpeza na cidade do Rio de Janeiro em 1876. Com o tempo, os funcionários que trabalhavam para Pedro Aleixo ficaram conhecidos como a “Turma do Gari” ou simplesmente, Garis. O termo “gari” consolidou-se em 1909 e atualmente é usado em todo o Brasil para designar o varredor de ruas, geralmente contratado pelo órgão municipal encarregado da limpeza pública.
Já a palavra LIXO tem origem do latim lix, que significa cinza. Antigamente na Europa a maioria dos resíduos domésticos vinham do fogão e da lareira, eram restos de lenha, carvão e cinzas.

A IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS

Na edição do Jornal do Brasil – Rio de Janeiro de 11 de março de 2014 confirma: “A paralisação do trabalho dos garis evidenciou a importância desses trabalhadores para garantia da saúde pública, bem estar da população e para a imagem da “Cidade Maravilhosa”.

 

OS PROFISSIONAIS DA LIMPEZA RECLAMAM

“Muitas vezes falta educação e colaboração da população na hora de jogar o lixo, como também a falta de lixeiras e a sociedade ainda discrimina a categoria, principalmente quando estamos uniformizados, e que a sociedade parasse de olhar o gari como o próprio lixo, pois, se sairmos com uma roupa diferente ninguém perceberia que trabalhamos como garis, somos iguais sem diferenças”

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos