Ícone do site Folha do Estado SC

20 anos de investimentos que transformaram a realidade do saneamento de Itapema 

A Conasa Águas de Itapema, concessão responsável pelos sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em Itapema (SC), completou 20 anos de atuação. A companhia realizou investimentos que universalização o sistema de abastecimento de água na cidade e implementou o sistema de esgoto, confira os principais avanços: 

Capacidade de produção de água tratada aumentou de 150 para 700 litros por segundo 

Antes, Itapema possuía abastecimento irregular de água, contando com caminhões pipa para fornecer água potável para moradores e turistas. Atualmente, a companhia garante o abastecimento durante o ano todo, mesmo na alta temporada. 

Melhoria que só foi possível com a ampliação da rede de distribuição de água que passou de 79 para 286 quilômetros, da capacidade de armazenamento de água tratada que saltou de 800 mil para 9 milhões de litros e da criação de reservas de água bruta, antes inexistente e agora com capacidade para 600 milhões de litros.  

Estação de Tratamento Areal, única estação de Itapema existente em 2004 

Estação de Tratamento de Água Morretes, uma das quatro construídas inteiramente pela Conasa e a principal fonte de abastecimento de água da cidade em 2024 

Coleta e tratamento de esgoto eram inexistentes, hoje contam com 182 km de rede coletora 

Os serviços de coleta e tratamento de esgoto em Itapema foram inteiramente implantados pela Conasa Águas de Itapema. Foram implementados 182 quilômetros de redes coletoras e foi construída uma Estação de Tratamento de Esgoto com alta eficiência na remoção da matéria orgânica. 

Com esses investimentos, atualmente são coletados e tratados mais de 80% dos efluentes gerados em Itapema. E a companhia vai continuar investindo para que, até 2033, 90% da população tenha acesso à coleta e tratamento de esgoto.  

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) construída pela Conasa Águas de Itapema em 2007 

Sair da versão mobile