
Camboriú: O presidente das Águas de Camboriú, Ricardo Miranda Barcia Filho, a diretora executiva Thais Forest Gallina, estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 29, com a vereadora Jane Steffen, para discutir a operação do sistema, o programa de fiscalização e os investimentos que a concessionária está realizando no município, esclarecer dúvidas da parlamentar e buscar alternativas para melhor atender os usuários. A Concessionária vem adotando diversas medidas de melhoria no sistema de fornecimento de água, ações para diminuir o desperdício de água, combater fraudes e tornar a cobrança por consumo mais justa e precisa. Muitas destas ações implicam numa mudança de cultura de desperdício de água tratada.
O encontro, realizado na Câmara Municipal, foi marcado pelo diálogo entre a vereadora e a Concessionária que, juntos, trabalham em prol da população. Na reunião ficou estabelecido que a Concessionária junto com a vereadora vai estabelecer um cronograma de mutirões de atendimento nas regiões mais carentes do município já a partir de dezembro, para esclarecer a população sobre o sistema de cobrança e questões operacionais. O objetivo é dar oportunidade para que os clientes façam as suas reivindicações, esclareçam suas dúvidas e conheçam o trabalho que está sendo realizado pela empresa.
No programa de recadastramento e fiscalização a Concessionária está efetuando a troca dos hidrômetros que depois de determinado período, passa a não fazer a medição precisa do consumo e pode contribuir para a ocorrência de vazamentos. Por essa razão, a Águas de Camboriú está fazendo a revisão completa do parque de hidrômetros da cidade. Os aparelhos que tiverem ultrapassado o prazo de vida útil serão trocados gratuitamente pela Concessionária, que busca, com esse trabalho, a redução de perdas, faturamento justo e preciso do consumo e ainda incentivar o uso consciente da água.
Recadastramento dos clientes
De acordo com o Diretor Presidente da Concessionária Ricardo Miranda, o objetivo do recadastramento é poder dimensionar a demanda, a expansão do sistema, conhecer o perfil dos clientes e atualizar os dados para que a Concessionária possa realizar os atendimentos de forma mais eficiente, assim como planejar a expansão do sistema de distribuição de água em toda a cidade.
A Concessionária informou também que as constantes melhorias no sistema de abastecimento consistem em combate a fraudes, como por exemplo, o furto de água, popularmente conhecido como “gato”. “Infelizmente, existem muitas intervenções irregulares na rede que comprometem o abastecimento e a segurança do sistema”, acrescenta Ricardo. Essa prática, traz prejuízo para todos os consumidores de Camboriú.
Além disso, visando facilitar a leitura, proteger o hidrômetro e padronizar o acesso, a Concessionária Águas de Camboriú, adotou a caixa padrão do hidrômetro. A implantação do acessório é novidade no município e irá facilitar a leitura e manutenção do equipamento. “A caixa padrão também ajuda a identificar vazamentos ou fugas não visíveis, protege o hidrômetro contra vandalismo e facilita o acesso do leiturista”, enfatizou a diretora executiva Thais Forest Gallina.
Tires suas dúvidas
A Concessionária Águas de Camboriú está à disposição dos clientes para tirar qualquer dúvida relacionada aos serviços prestados nos dois pontos de atendimento presencial – Rua Capitão Ernesto Nunes, 863, Bairro Cedro, e Rua Monte Nevada, 465, Monte Alegre – além dos números 0800-595-4444 e 99234-1414 (WhatsApp).