Os 35 deputados que integram a 28ª Legislatura do Parlamento Jovem Catarinense, representando sete diferentes regiões de Santa Catarina sorteadas no ano passado, tomaram posse na tarde desta segunda-feira (8) no Plenário Osni Régis e em seguida elegeram a mesa diretora. Até a quinta-feira (11), os jovens participarão de reuniões de comissões, sessões plenárias e demais atividades legislativas.
Os jovens deputados foram escolhidos em eleições realizadas em escolas de ensino médio participantes do programa. Neste ano, participam do projeto escolas das cidades Anitápolis, Rio do Oeste, Caçador, Jaraguá do Sul, Formosa do Sul, Lages e Mafra. A realização do Parlamento Jovem é do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.
A sessão dos parlamentares jovens será na quinta-feira (11), às 14 horas. As matérias discutidas e aprovadas podem ser aproveitadas pelos deputados estaduais em exercício. Dessa forma, passam a tramitar na Casa como projetos de lei. As 27 edições do programa já resultaram na aprovação de 41 leis estaduais que foram oriundas do Parlamento Jovem Catarinense.
A presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, deputada Marlene Fengler (PSD), deu as boas-vindas aos parlamentares jovens e destacou a importância da participação na vida pública. “Esse é um dos programas mais importantes da Assembleia Legislativa, porque ele promove a participação do jovem na discussão, no debate político. Eles têm uma oportunidade de vivenciar a vida do Legislativo durante uma semana, entender como funciona, a importância do Legislativo, e fazer sua parte como cidadão, participando e promovendo mudanças que essa juventude precisa, quer e que só acontece se eles participarem.”
A gestora do Núcleo de Educação para Cidadania, Lea Medeiros Cardoso, afirma que com o programa Parlamento Jovem já percebeu a consolidação da participação dos jovens na política. “A cada edição que passa a gente vê a qualidade das proposições, a participação e o envolvimento dos alunos em vários temas e, muitos destes temas, que nem imaginávamos que seria um incômodo em suas regiões, eles acabam elaborando uma proposição legislativa e trazem para o Parlamento para discussão no plenário.”
Ela explicou que no ano passado devido a pandemia de Covid-19 não houve a edição prevista. “É uma satisfação ver o retorno do projeto após dois anos. Deveria ter ocorrido no primeiro semestre do ano passado, mas o ponto positivo dessa edição é que estes jovens tiveram mais tempo em formação, em formato on-line, por isso estão mais maduros para fazer essa edição.”
Lea salienta ainda que objetivo do programa é aproximar o Parlamento com a população jovem e mostrar que eles podem ser protagonistas da política. “Durante toda essa semana vão fazer todos os trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vão analisar as proposições que eles mesmos fizeram, até culminar na quinta-feira, que é o dia da sessão plenária, que eles ocupam o espaço e fazem uma sessão ordinária desta 28ª edição”, completou a gestora.
Deputados da 28º Legislatura
- Aline Priscila Postai
- Amanda Müller
- Ana Carolina Masalai da Silva
- Brenda Grochovski Batista
- Bruna Eduarda Lezin
- Carolina Eduarda Faveretto
- Cauan Vitor Panarotto
- Cristian Matkevicz Gomes dos Santos
- Davi Gramm Bauer
- Edgar Maurilio Neto
- Eduarda Novak Grott
- Érica Carlini Stringhen
- Gabriel Pfeffer
- Gislaine dos Santos
- Glenda Vitória Pazinatto
- Guilherme Scheuermann Pereira
- Gustavo Henrique Petri
- Helena Back
- Isabele Lourenço de Souza
- Jennifer da Silva Américo
- João Vitor Alves Ribeiro
- Júlia Neuhaus Kraus
- Kétlin Cristine Simonato
- Ketsia Vitória Guimarães Paulik
- Laís Regina Furlan
- Larissa dos Santos Lima
- Letícia Augusto
- Luan Francisco Back Kraus
- Monique Emília Goetten
- Natrhalli Steffen Mayer
- Pablo Eduardo Kuntzel
- Raquel Alves Luís de Souza
- Sariane Olga de Oliveira Abreu
- Valentina Jung
- Vinícius Back