BALNEÁRIO CAMBORIÚ: 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES PROMOVEU DEBATES SOBRE DIREITOS E IGUALDADE

Evento aberto ao público ocorreu na Universidade do Vale do Itajaí

Esta segunda-feira (28) foi marcada em Balneário Camboriú pela 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento, realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), promoveu debates sobre políticas públicas voltadas à igualdade e o combate à descriminação e violência contra as mulheres. Na ocasião, os participantes convidados discutiram sobre quatro eixos.

A abertura do evento “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas” contou com a presença da prefeita Juliana Pavan, que falou sobre seu início na política e a importância de ter mulheres engajadas nesse meio. Além disso, ela ressaltou que a conferência é uma oportunidade para ouvir sugestões das moradoras da cidade, para melhorar cada vez mais as ações realizadas para elas.

– Essa conferência tem um papel fundamental e muito importante para fortalecer ainda mais a nossa democracia. As mulheres, pelo que eu vi, não estavam ali apenas de corpo presente ou para marcar presença, não. Muito pelo contrário. Antes mesmo de iniciar o coquetel de abertura, algumas delas já vieram me trazer algumas sugestões sobre isso. Precisamos ouvir as experiências e as vivências que nos são apresentadas para fortalecermos ainda mais o nosso trabalho – destacou.

O secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih comentou que a conferência funciona como um fórum de escuta e deliberação de políticas públicas para as mulheres.

– É uma luta que nós vemos há muitos anos, desde quando eu era vereador. Nós temos várias leis hoje aprovadas no município que trazem a defesa das mulheres, em especial contra a violência doméstica, e é onde nós tratamos sobre a questão da necessidade delas terem mais conhecimento sobre as violências e de também terem espaço para poderem falar e buscarem ajuda – enfatizou.

A diretora de Políticas Públicas para as Mulheres e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Anna Paula Nienkötter destacou que a conferência é um marco fundamental para debater ações importantes que garantam os direitos das mulheres e meninas de Balneário Camboriú.

– Hoje nós debatemos muitos eixos como inclusão, saúde, violência contra a mulher e também educação. É necessária esta conferência para que a gente possa trazer a sociedade civil, órgãos públicos e entidades para debater sobre ações que visam garantir esses direitos – disse.

A doutora Vanessa Wendhausen Cavallazzi, primeira mulher a assumir como Procuradora-Geral de Justiça no Ministério Público de Santa Catarina, esteve presente e ministrou a palestra magna da Conferência Municipal.

Acadêmica de direito da Univali, Fabiana Machado acompanhou a conferência pela primeira vez. “Colocar a mulher em pauta hoje é fundamental, e todas essas palestras vão acrescentar e vão fazer as mulheres refletirem. Hoje acompanhei um pouquinho de cada eixo apresentado”, comentou.

MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO

Durante a abertura da conferência, a prefeita Juliana Pavan fez a entrega simbólica do projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 1.069/1991, que dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Carreira dos Funcionários Públicos Civis da Administração Direta, Fundacional e Autárquica do município.

O objetivo das mudanças é ampliar os prazos das licenças, maternidade e paternidade, para os servidores públicos municipais. A entrega foi feita para as vereadoras Ciça Muller e Jade Martins, que estaram presentes no evento.

————————

Texto: Aysla Pereira

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos