Iniciado em 16 de outubro, o Projeto Padaria Artesanal já formou quatro turmas na área de panificação. No total, 77 pessoas concluíram a qualificação
Realizado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por sua secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); e Universidade do Vale do Itajaí (Univali); o Projeto Padaria Artesanal faz parte do Programa Cidade Empreendedora. O objetivo é promover o empreendedorismo, a inclusão produtiva, a formalização e a geração de emprego e renda, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social.
A última das turmas concluiu a qualificação nesta semana, com aula no campus da Univali de Balneário Camboriú. Ainda está prevista a abertura de outras turmas para atender as 158 pessoas que estão na fila de espera. O prazo de inscrição para o projeto foi encerrado em outubro. Uma reunião para definir datas ocorre no dia 5 de dezembro.
O curso tem 16 horas de duração – oito horas de aula prática sob responsabilidade do Senai, com ensino de técnicas de padaria artesanal, e oito horas de gestão, a cargo do Sebrae, com abordagens sobre empreendedorismo e estratégias de precificação.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira, também no dia 5 será discutido com os envolvidos o próximo segmento no qual deve ser aplicada a mesma metodologia.
– O Projeto Padaria Artesanal tornou-se um verdadeiro case de sucesso em Balneário Camboriú. Formamos 77 pessoas com qualificação prática e gestão, abrindo portas para novos negócios, emprego e renda. Esse resultado mostra que, quando o poder público se une ao Sebrae, Senai, Univali e às entidades da cidade, a inclusão socioprodutiva acontece de forma concreta. No dia 5 vamos definir, junto aos parceiros, qual será o próximo segmento a receber a mesma metodologia, para atender demandas reprimidas e ampliar o desenvolvimento econômico com impacto real na vida das pessoas – disse o secretário.
CIDADE EMPREENDEDORA
Em 17 de junho de 2025, a Prefeitura de Balneário Camboriú aderiu ao programa ‘Cidade Empreendedora’ do Sebrae. O programa está sendo desenvolvido em nove eixos estratégicos. Um desses eixos é a inclusão socioprodutiva, no qual está inserido o Projeto Padaria Artesanal. As ações do ‘Cidade Empreendedora’ no município são coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com envolvimento direto da Casa Civil, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Compras, Secretaria de Turismo, Secretaria da Educação, Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e Fundação Cultural. Entidades empresariais e universidades serão parceiras.
—————————-
Texto: Silvana de Castro












