Congresso na Capital Federal ocorre nesta semana
Representantes de Itapema estão participando do 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que acontece nesta semana em Brasília, um dos maiores e mais importantes encontros científicos da área no país. O município teve três trabalhos aprovados para apresentação, sendo todos relatos de experiência desenvolvidos pelas equipes locais, fortalecendo a visibilidade e o reconhecimento das práticas de saúde realizadas na cidade.
Os trabalhos estão sendo apresentados pela Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cibele Davila Kramer Cavalcanti, a Diretora vigilância Epidemiológica Bruna Letícia Bressanini e a Diretora Atenção Básica Fabiana Rodrigues Oliveira.
Dentre os trabalhos que se destacaram no congresso está a apresentação oral intitulada “Uso dos alertas da Defesa Civil na aplicação do UBV (fumacê)”. O estudo aborda como Itapema implementou o uso dos alertas emitidos pela Defesa Civil para orientar a aplicação do UBV, demonstrando a importância da intersetorialidade entre a Defesa Civil e a Vigilância Epidemiológica no processo de educação em saúde.
Para o secretário de Saúde de Itapema, Fabrício Lazzari (Fafá), a participação do município no congresso reforça o compromisso com a qualificação permanente das equipes.“Estar no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva nos enche de orgulho. Levar três trabalhos produzidos aqui em Itapema mostra a seriedade, o empenho e a capacidade técnica das nossas equipes. Essas experiências refletem ações que já fazem diferença no dia a dia da população e que agora ganham destaque nacional. Seguimos trabalhando para inovar, melhorar nossos serviços e cuidar cada vez melhor das pessoas”.
Como se cadastrar para receber os alertas da aplicação de “fumace”?
O sistema utilizado é o mesmo da Defesa Civil que emite alertas sobre as condições climáticas. O cadastro e o recebimento das informações são gratuitos, basta a pessoa enviar um SMS para o número 40199 com o CEP, que no caso de Itapema é 88.220.000.
Com o número cadastrado, a pessoa receberá os alertas e também dicas como abrir as janelas e portas no momento da aplicação, bem como orientações de prevenção como usar repelente e eliminar objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito.
—————————-
Texto: Emerson Oliveira












