Ação do Programa Bandeira Azul inicia às 9h e abordará segurança e comportamento responsável no uso das praias
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semam), em parceria com a Univali, promove neste sábado (17) a primeira ação da campanha de educação ambiental na praia do Estaleiro. A iniciativa, que integra o Programa Bandeira Azul, será realizada entre 9h e 13h, na altura do Centro de Educação Municipal (CEM) Taquaras. No domingo (18), a atividade acontece na Praia de Taquaras, no mesmo horário. O objetivo é orientar banhistas sobre comportamentos responsáveis e seguros no uso das praias. Em caso de chuva, a atividade pode ser cancelada.
As atividades de educação ambiental serão realizadas por servidores especializados da Univali, todos com nível superior na área ambiental e social, com a presença de professores da universidade e com apoio dos servidores da Semam.
As ações serão realizadas com a instalação de tendas nas praias, onde ficarão equipes com material didático e jogos recreativos, abordando duas temáticas principais: Vida na Praia e Animais na Praia.
Nas edições deste sábado (17) e domingo (18) a temática será ‘Vida na Praia’, que destaca a importância do respeito à vegetação costeira de restinga, a atenção às orientações dos guarda-vidas sobre as condições do mar e o distanciamento adequado das embarcações em relação à faixa de areia.
Já a temática ‘Animais na Praia’, que será abordada nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, evidencia os impactos negativos que o ambiente praial pode causar aos animais domésticos, especialmente aos cães, como a exposição à areia quente, a ingestão acidental de água do mar e o estresse provocado pelo excesso de estímulos sensoriais.
Conforme dados da secretaria, os principais problemas identificados nas praias, além da presença de animais domésticos na restinga e faixa de areia, são caixas de som, depósito irregular de lixo, jet skis e lanchas a menos de 200 metros da linha de costa (causando risco aos banhistas), intervenção em Área de Preservação Permanente de restinga com pisoteio, veículos, camping, além de churrasco e piquenique nos costões rochosos.
– Quando a população entende o porquê das regras, ela passa a ser aliada da preservação, e é assim que Balneário Camboriú segue avançando como referência em sustentabilidade e gestão ambiental responsável – destacou o secretário da Semam, Nelson Oliveira.
PROGRAMAÇÃO
A programação conta agora com cinco edições, nas praias do Estaleirinho, Estaleiro e Taquaras, e será sempre das 9h às 13h. Em caso de chuva, as ações serão canceladas – como já ocorreu no fim de semana passado com o evento que seria no Estaleirinho.
TEMÁTICA VIDA NA PRAIA:
17 de janeiro – Estaleiro, em frente ao Centro de Educação Municipal Taquaras
18 de janeiro – Taquaras
TEMÁTICA ANIMAIS NA PRAIA:
23 de janeiro – Estaleirinho
24 de janeiro – Estaleiro, em frente ao Restaurante Brisa do Mar
25 de janeiro – Taquaras
————————-
Texto: Gustavo Petry




























