InícioGeralBrasilÁdria Santos vai conduzir a tocha olímpica em Joinville

Ádria Santos vai conduzir a tocha olímpica em Joinville

- Advertisement -

Tocha Olimpica em JoinvilleA velocista Ádria Santos, maior medalhista feminina paralímpica do Brasil, terá uma nobre missão no dia 13 de julho. Ela será uma das atletas que vão conduzir a tocha olímpica em Joinville. “Estou muito feliz e honrada. É o reconhecimento da minha história no esporte”, avalia.

Aos 41 anos (completará 42 no dia 13 de agosto, durante os Jogos Olímpicos do Rio), Ádria diz que a cerimônia será de muita emoção, como se um filme de sua vida e de sua carreira estivesse sendo revivido.

A velocista nasceu em Nanuque (MG), em 11 de agosto de 1974. Ela começou a perder a visão devido a uma doença que causa a degeneração da retina, ficando totalmente cega aos 18 anos.

O início no atletismo foi em 1987, aos 13 anos, pelo Instituto São Rafael, uma escola especial para deficientes visuais de Belo Horizonte-MG.

Disputou seis Jogos Olímpicos e conquistou 13 medalhas – quatro de ouro, oito de prata e uma de bronze.

O melhor momento foi em 2000, nas Olimpíadas de Sydney, Austrália, quando conquistou duas medalhas de ouro (100m e 200m) e uma de prata (400m). “Fiquei 11 anos com o recorde mundial dos 200 metros”, relembra.

Em 2012, antes dos Jogos Paralímpicos de Londres, Ádria também viveu fortes emoções quando foi escolhida para conduzir a tocha paralímpica com o nadador Clodoaldo Silva. “Tinha ficado fora dos Jogos por causa de uma lesão e foi inesquecível ter participado daquele momento”, conta.

Ádria Santos vive em Joinville, está aposentada das competições oficiais e atua como agente motivacional na empresa Tupy. Sua última disputa foi o Parajasc de 2015, defendendo a equipe da Felej.

Para manter a forma, a atleta pratica corrida de rua, dança de salão, pilates e pole dance, uma modalidade que, garante, lhe traz muitos benefícios. “Pratico há quase dois anos com a professora Sabrina e me sinto super bem”, comenta.

A tocha olímpica passará por Joinville no dia 13 de julho. Num percurso de 22 quilômetros, em diferentes regiões da cidade, será conduzida por mais de 80 pessoas – nomes escolhidos pela cidade e pelos patrocinadores oficiais do evento.

Joinville foi classificada pelo Comitê Olímpico como “Cidade Celebração”. É um dos 83 locais do Brasil onda a tocha vai pernoitar.

Depois de Joinville, a tocha segue para o Paraná, onde vai passar pelas cidades de São José dos Pinhais e Curitiba, no dia 14 de julho.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News