- Advertisement -
InícioBem-EstarCiência e Meio AmbienteÁgua da chuva não é esgoto

Água da chuva não é esgoto

- Advertisement -
  • Jadi Imóveis
    Jadi Imóveis

As redes de esgoto não foram dimensionadas para receber a água das chuvas. São tubulações que recebem esgotos provenientes de pias, ralos e vasos sanitários e têm como objetivo afastar os dejetos sanitários dos imóveis. Em seguida, estas águas residuais são direcionadas até a Estação de Tratamento de Esgoto.

Saiba a diferença

As galerias de água pluvial coletam a água das chuvas através dos bueiros (bocas de lobo) que são aberturas localizadas nas sarjetas (entre ruas e calçadas) e direcionam estas águas aos rios, lagos e oceanos. As galerias são implantadas e administradas pela Prefeitura Municipal e servem para evitar situações de alagamento na cidade. As redes coletoras de esgoto recebem o esgoto dos imóveis por meio das tubulações que são administradas pela Conasa Águas de Itapema e encaminham o esgoto até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) para ser tratado e disponibilizado ao meio ambiente. 

Dimensões

As redes de esgoto têm ligação direta com o imóvel. Já a rede de água pluvial, não. Além disso, as redes de esgoto possuem diâmetros menores, sendo projetadas para recolherem somente o esgoto das residências. Já as redes pluviais são maiores para poderem drenar um grande volume de água de chuva. Por isso, as conexões devem ter trajetos diferentes e não se pode ligar água de chuva na rede de esgoto e vice-versa. 

Extravasamento

Direcionar a água de chuva nas redes de esgoto sobrecarrega as tubulações e, com isso, podem ocorrer extravasamentos de esgoto nas ruas ou até mesmo dentro de residências. O contrário também é prejudicial, pois além do mau cheiro nos bueiros, contaminará o meio ambiente, pois o esgoto cairá nos córregos e rios sem nenhum tratamento.

Tem mais dúvidas?

A calha e os ralos da água da chuva devem ser direcionados para a rede de drenagem pluvial. Já o sifão (que deve ser instalado na saída de lavatórios, pias, tanques e louças sanitárias), o ralo com caixa sifonada (instalado no piso de banheiros e lavanderias) e a caixa de gordura (que deve ser construída na saída do esgoto das pias da cozinha) devem ser ligados à rede de esgoto, e são essenciais para prevenir odores e evitar a entrada de insetos nos imóveis.

- Advertisement -
Redação
Redaçãohttps://www.facebook.com/jornalfolhadoestadosc
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Social
15,000FãsCurtir
10,000SeguidoresSeguir
5,000SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever
Ultimas Nóticias
- Advertisement -
Recem postados
- Advertisement -
  • Jadi Imóveis
    Jadi Imóveis