- Advertisement -
InícioBem-EstarCiência e Meio AmbienteALERTA SOBRE MAU USO DA REDE DE ESGOTO

ALERTA SOBRE MAU USO DA REDE DE ESGOTO

- Advertisement -

A má utilização da rede coletora de esgoto traz sérios problemas para a população, especialmente durante a temporada de verão. O descarte incorreto de lixo entope as redes coletoras, causando extravasamento de esgoto nos poços de vista que dão acesso às redes, poluindo o meio ambiente.

REDES SEPARADAS PARA ESGOTO E ÁGUA DE CHUVA

A rede de esgotamento sanitário (de responsabilidade da concessionária) tem uma função diferente da rede de drenagem (de responsabilidade da prefeitura) e deve ser utilizada da forma correta. O esgoto é coletado e direcionado à Estação de Tratamento. Depois de tratado, o efluente é devolvido ao meio ambiente. Já as águas pluviais são lançadas em corpos hídricos por meio de galerias construídas pela prefeitura. A tubulação de esgoto não é dimensionada para receber água da chuva. Se isso acontecer, ocorre extravasamento ou retorno de resíduos aos imóveis.

DICAS DE USO CORRETO DO SISTEMA DE ESGOTO

•        Nunca interligue a rede de esgoto na galeria de águas pluviais. Lembre-se que a ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas e retorno do esgoto para dentro do imóvel.

•        Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, fio dental, cotonetes, fraldas e qualquer outro objeto) no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto. Os materiais sólidos entopem a rede, jogando o esgoto na superfície e trazendo riscos de doenças.

•        Limpe periodicamente as caixas de gordura. É ela que retém óleos, gorduras e restos de comida, protegendo a rede de esgoto. Com o tempo, a gordura cria crostas que entopem a saída para a rede coletora.

CIDADANIA CONSCIENTE

A rede coletora de esgoto, assim como todo o sistema de saneamento, é um patrimônio de todos. Seu bom funcionamento depende, em grande parte, do uso correto pela população. Isto é um exercício de cidadania consciente.

- Advertisement -
Redaçãohttps://www.facebook.com/jornalfolhadoestadosc
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Social
15,000FãsCurtir
10,000SeguidoresSeguir
5,000SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever
Ultimas Nóticias
- Advertisement -
Recem postados
- Advertisement -