A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina lançou na manhã desta quinta-feira (13) o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A ferramenta – desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) – passará a ser, a partir do dia 2 de junho, utilizada para realizar a tramitação de processos administrativos internos de forma digital, assegurando economia de recursos e aprimorando a eficiência do Parlamento catarinense.
De acordo com o diretor geral da Alesc, Luiz Alberto Jacobus, trata-se de um processo de inovação. “Essa demanda é uma das prioridades do nosso presidente, o deputado Mauro de Nadal, que deseja deixar a Assembleia Legislativa pronta para os próximos 20 anos”, citou. Um dos reflexos de grande impacto será um reforço do comprometimento com a questão ambiental por parte do Parlamento.
Além do “Alesc Sustentável”, programa iniciado em 2019 com foco na sustentabilidade, com o reaproveitamento de recursos ambientais para gerar economia, incluindo a captação de água da chuva e de geração de energia fotovoltaica no prédio da Assembleia, entre outras ações, a utilização do SEI representa também o fim do uso do papel. Todos os processos internos passam a ser realizados pelos servidores e gestores unicamente de modo digitalizado. Somente continuarão existindo ações no modo físico para os documentos que ainda estão tramitando.
“Além da questão ambiental, o SEI dá mais seguridade não só para as questões internas, mas consequentemente para a sociedade. Afinal de contas, as tramitações dos processos, as reivindicações junto ao Parlamento vão, com certeza, ter um retorno em curto prazo”, comentou o diretor geral. De acordo com ele, o Parlamento catarinense vai aumentar também a transparência de suas atividades. “O SEI vai deixar as portas abertas do Legislativo para a sociedade. É um processo inovador, ágil e muito transparente, que permitirá para a Casa se aproximar cada vez mais do cidadão”, destacou.
A Alesc é uma das primeiras assembleias do Brasil a aderir ao sistema, a exemplo de Minas Gerais, Paraná e Alagoas. A implantação conta com o apoio do TRF-4 e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O lançamento foi acompanhado por servidores tanto de modo virtual quanto presencial, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, seguindo todos os protocolos de segurança. O sistema já é utilizado por diversos órgãos em todo o país, em todas as esferas e poderes.
Saiba mais em: https://portalsei.alesc.sc.gov.br.