APÓS POLÊMICA, PONTE SOBRE O RIO PEREQUÊ SERÁ LIBERADA

- Advertisement -

 

LIBERAÇÃO EXCLUI VEÍCULOS MAIS PESADOS

Um laudo contratado pela prefeitura de Porto Belo afirma que a ponte sobre o Rio Perequê, que divide Porto Belo e Itapema e foi interditada recentemente, poderia suportar a passagem de veículos leves, pedestres e ciclistas. A expectativa de liberação é a próxima sexta-feira (19/5). No entanto, para a liberação estão sendo instaladas câmeras de vigilância que vão monitorar quem passa pela estrutura. O tráfego só vai ser liberado para veículos leves – até Vans -, pedestres e ciclistas. Além disso, só vai ser possível trafegar na faixa central.
Segundo a Prefeitura, esse laudo é estrutural e considera as armações internas, ao contrário dos últimos laudos, que seriam visuais. Mesmo com o laudo positivo, a prefeitura ainda deve reforçar a estrutura da ponte.

RELEMBRE A INTERDIÇÃO

A Defesa Civil do Estado solicitou a interdição total da estrutura, incluindo até o Exército, que deveria construir uma passagem provisória para poder liberar o tráfego na região. Porém, de acordo com o segundo laudo é matematicamente possível que veículos leves passem pela faixa central, com limitação de peso, altura e velocidade. Com tudo isso também é levada em conta a idade da ponte, que foi projetada em 1979.
O laudo mostra ainda que, apesar do dano estrutural, não há fissuras/trincas de flexão e cisalhamento, indicando a possibilidade de a armadura remanescente absorver os esforços de seu peso próprio. O documento considera ainda as normativas da época em comparação às normativas atuais, que, conforme a Prefeitura, eram maiores.
Agora, com o laudo, a prefeitura quer liberar a passagem por quatro meses, após monitoramentos frequentes a cada três dias. Os quatro meses são necessários para que um novo estudo seja feito. Inclusive, uma nova empresa também deve ser contratada para fazer os reparos e reforços necessários. Só então é que a passagem poderá ser liberada.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News