ARTIGO: A BRIGA PELAS CANDIDATURAS

- Advertisement -

Partidos começam a se movimentar na busca dos melhores nomes para as eleições municipais

Por L. Pimentel

Ainda faltam alguns meses para a efetivação das candidaturas de todos os partidos às eleições municipais de 2024. Neste exato momento o que ainda está se buscando são os nomes mais populares, nomes que venham aglutinar os partidos afins, para que, consequentemente, entrem nas disputas municipais com boas condições de disputa.

Aqui em Itapema são vários os pré-candidatos, começando pelo PT com o professor Willian Meister; PSDB com Élio Basquera (Helinho); PL com João Formento; MDB com o vereador Léo Cordeiro; PSD com Clóvis Júnior; PP com Alexandre Xepa; Partido NOVO com André Oliveira; União Brasil com Alexandre Furtado, Podemos com Adriano Pivotto etc. Por uma questão de lógica profissional, divulgamos todos os nomes dos prováveis ou pelo menos daqueles que pensamos sejam pré-candidatos pelos seus partidos, mesmo sabendo que alguns deles já estão mais que confirmados em suas siglas.

Já em outros municípios da Costa Esmeralda e Costa Verde & Mar, os nomes também pipocam a granel. Em Balneário Camboriú o (União Brasil) já tem seu nome preferido. Trata-se de Claudir Maciel, ele que já há muito não esconde o desejo de vir a governar o seu município. O que está um tanto difícil é a escolha do PL (Partido Liberal), partido do atual prefeito Fabrício de Oliveira e de seu vice Carlos Humberto (que hoje é deputado estadual (PL)). Neste cenário tudo pode acontecer, como vem sendo articulada a pré-candidatura a prefeita, da vereadora Juliana Pavan (PSDB), anunciada aos quatro ventos,  deve aproveitar a janela em abril e migrar para uma outra sigla, vamos aguardar, tudo indica que irá para o (PSD) de João Rodrigues.  Em Balneário Camboriú, está havendo um tira-teima pra se saber se Carlos Humberto será o candidato do Partido, ou se o prefeito emplaca seu preferido, o ex-prefeito Rubens Spernau. Hoje tanto Fabrício quanto Carlos estão grudadinhos no governador Jorginho Mello – cada um puxando a brasa pro seu assado – mas ambos sabendo que no frigir dos ovos será Jorginho Mello quem dará a palavra final.  Não podendo esquecer que uma eventual coligação do União Brasil de Claudir Maciel com a vereadora Juliana Pavan e outras siglas simpatizantes podem entornar o caldo, uma vez que o desgaste dos dois mandatos de Fabrício pode ser uma das ferramentas a ser usadas por este grupo/unido para lograr êxito. O Eleitor pode está vendo esta movimentação, e já vimos este filme, inclusive, com a vitória de Fabrício em 2012. O vídeo pode estar sendo reprisado e as cenas dos próximos capítulos podem ser revelados com a formação de coligações que podem cair no agrado do público e definir o futuro com uma decepção para o trio Fabrício, Spernau e Humberto.

A corrida eleitoral movimenta de fato o meio político de Balneário Camboriú. O MDB segue com dois pré-candidatos para a disputada da cadeira mais cobiçada ‘dos altos da Dinamarca’ – o vereador Nilson Probst e o secretário de Educação, Marcelo Achutti, que atualmente está licenciado da Câmara. Deve haver outros nomes e outros partidos, mas que no momento não conseguimos saber quem ou quais são.

Em Itajaí, a eleição municipal de 2024 é apontada como um momento de “virada geracional” pelas lideranças partidárias. Pela primeira vez em 28 anos a cidade não vai ter nem Jandir Bellini (PP) nem Volnei Morastoni (ex-PT, atualmente no MDB) no comando da prefeitura. No final do terceiro mandato como prefeito (o segundo consecutivo), Morastoni não pode mais concorrer. Com isso, ganham força as disputas internas para indicação de pré-candidatos. O vice-prefeito Marcelo Sodré (PDT) e o secretário de Obras Márcio Dedé (União Brasil) são membros do governo que devem concorrer à prefeitura e podem receber apoio do atual mandatário. A cidade convive com a tentativa de nova concessão do Porto, importante vetor da economia local e tema que já começa a ser discutido. Para Itajaí, o partido do governador Jorginho Mello (PL) trabalha com a possibilidade de lançar Robison Coelho, segundo colocado na eleição de 2020 e atual secretário-adjunto de Portos e Aeroportos do governo; ou o vereador Rubens Angioletti, também bastante cotado. Segundo o governador, o partido vai fazer uma pesquisa na cidade para verificar a viabilidade desses dois nomes.

Agora no início de 2024, ganhou força a possibilidade de o deputado federal catarinense Carlos Chiodini (MDB), com base eleitoral em Jaraguá do Sul, transferir o domicílio eleitoral para Itajaí e concorrer à prefeitura. O parlamentar ajudou na condução de soluções para o impasse do Porto de Itajaí e tem uma possível candidatura incentivada por empresários da cidade. Já o PSDB de Itajaí tem na vereadora Anna Carolina sua pré-candidata à prefeitura municipal. Ela é muito combativa na Câmara, o que lhe dá certa vantagem na escolha do partido pelo seu nome.

Na cidade de Camboriú, o ex-prefeito de Balneário, e outros tantos EXs, Leonel Pavan deve ser o candidato do PSD à prefeitura Municipal. Com o prefeito Élcio Kuhnen estando no último ano de seus dois mandatos, a briga ali será muito boa. Outros partidos também devem apresentar candidaturas, no entanto não conseguimos apurar quem eles devem ser. O que pudemos apurar é que o vereador Ewerson Umbelino (PL) é mais um pretendente a ser pré-candidato a prefeito de Camboriú. O vereador John Lenon Teodoro também avalia uma possível candidatura.

Em Porto Belo o prefeito atual, Joel Lucinda deve ir para a reeleição pelo MDB. Mas ele deve ter concorrência, apenas ainda não se conhece o nome do adversário. Em Bombinhas e outros municípios da região, no próximo comentário político que faremos na primeira quinzena de março abordaremos as prováveis candidaturas, bem como outras possíveis candidaturas de todos os municípios da região da Amfri.

Com isso posto, o que podemos afirmar é que as eleições municipais de 2024, aqui nesta região, deve ser das mais acirradas da história. Isso é muito bom, desde que as disputas sejam limpas…

 

 

 

 

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News