Ícone do site Folha do Estado SC

ARTIGO: A CORRUPÇÃO E A INJUSTIÇA DISTORCEM A CONSCIÊNCIA SOCIAL

ABAIXO A CORRUPÃO

A corrupção e as injustiças são um conceito que envolve uma dezena de condições que ao logo de um período ou Era as consciências se submetem (rem) aos termos sem reações ou protestos. No Brasil era normal e legal escravizar, comprar e vender pessoas para fazer serviços básicos e braçais por três séculos. (Abolido em 1888)

Todo aquele sistema de injustiças e assassinatos era comum e tão natural que os escravizadas entendiam e aceitavam aquela condição análoga sem perceber as consequências para a vida dela, sobretudo para as gerações atuais.

As consequências desse processo injusto impactaram até presentemente, milhares de homens e mulheres vivem ainda sem moradia, transportes, acessibilidade, saúde, educação, trabalho e fome.

Por isso que um sistema de injustiça para ser abolido, precisa que uma série de ações e de atitude coletiva nascida da consciência para derrubar as injustiças e promover novas consciências comprometidas com a justiça e a probidade. (Exemplo: quem aceitaria nos dias atuais uma condição análoga à escravidão)

Uma pessoa não se torna proba sem conhecer ou de vivenciar na pele ou na sua cultura os impactos da corrupção e das injustiças, na prática, no teórico e de forma pedagógica que promova na consciência do coletivo o repúdio a corrupção e a injustiça estrutural.

José Santana | jornalista | pós-graduando em Gestão Pública

Sair da versão mobile