domingo, março 16, 2025

ARTIGO: ESTARIAM DONALD TRUMP E VLADIMIR PUTIN QUERENDO VOLTAR A UM PASSADO DISTANTE?

- Advertisement -

Putin e Trump poderiam estar pensando sobre isso?

O perigo de uma divisão geopolítica extrema entre Rússia e EUA, caso líderes como Trump e Putin adotassem essa mentalidade expansionista, seria enorme. Isso poderia significar a reedição de uma Guerra Fria – como ocorreu depois da 2ª Guerra Mundial – mas com riscos ainda maiores, já que hoje ambos os países possuem vastos arsenais nucleares e grande influência global.

Se essa ideia fosse levada ao extremo, poderia resultar em esferas de influência rígidas, onde países menores perderiam soberania e seriam obrigados a se alinhar com um desses blocos. Isso poderia levar a mais conflitos regionais, como aconteceu na própria Guerra Fria, além de desestabilizar economias e enfraquecer instituições internacionais como a ONU, a OMS e a OTAN.

Além disso, a ascensão de outras potências, como China e Índia, poderia tornar qualquer tentativa de um “mundo bipartido” inviável na prática. A geopolítica atual é muito mais complexa do que na época da Guerra Fria, ou mesmo dos grandes impérios, e um domínio exclusivo de EUA e Rússia sobre o mundo não seria facilmente aceito por outras nações influentes.

Mas, será que poderíamos acreditar que o cenário atual pode escalar para algo mais grave, ou ainda há espaço para a diplomacia?

É possível, mas também é provável, pois, tanto os EUA quanto a Rússia mostram sinais de querer reafirmar sua influência global de maneira mais agressiva, cada um à sua maneira. Os EUA continuam sua política externa intervencionista e suas alianças estratégicas, como já ocorreu com a OTAN e o Indo-Pacífico, enquanto a Rússia tem buscado restaurar sua esfera de influência especialmente na Eurásia, com ações como a guerra na Ucrânia, quem sabe para o retorno da grande União Soviética (URSS). Outros já tentaram conquistar o mundo (Napoleão e Hitler), que avançaram muito, mas, no final acabaram dando com os ‘burros n’água’. Isto sem citar os grandes impérios como o Otomano, o Persa, o Babilônico, o Mongol, o Hitita, o Romano entre outros.

Neste momento, parece que há um movimento global de retorno a políticas mais expansionistas e revisionistas, algo que lembra mesmo certos aspectos dos antigos impérios. É necessário ver isso como uma tendência inevitável, pois sabemos que ainda há espaço para um equilíbrio mais estável.

Porém, é difícil afirmar, pelo menos depois do discurso nacionalista feito na noite passada pelo presidente norte americano. Ele teve, nos 1h40 minutos que falou aos congressistas americanos, a oportunidade de abordar assuntos mais sérios para o próprio EUA, mas não o fez. Preferiu maquinar para introduzir na mente de seus aliados suas intenções maléficas, para tê-los ao seu lado seja qual for a decisão que viesse tomar.

Por tudo isso e por todos esses detalhes acima expostos, acredito que o planeta está correndo um grande perigo de vivenciar um conflito nuclear de âmbito mundial, o que poderia vir a extinguir todos os seres vivos da face da terra.

—————

Da Redação FDE

- Advertisement -
Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News