ISA: Um comentário super importante
Geralmente brinco quando digo que a Especialidade de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais foi criada especialmente para mim! Modéstia à parte, ela quando foi reconhecida representou um grande presente para minha vida.
Uma Especialidade cheia de peculiaridades e atrativos. A diversidade de pacientes é enorme. Abrange vários tipos de pessoas. Cada um sendo único e muito especial. Podemos encontrar Autistas, indivíduos com várias Síndromes, principalmente a de Down; Paralisia Cerebral; Deficiência Intelectual; Pacientes Sistêmicos; idosos; dentre muitos outros. Alguns apresentam a deficiência permanente, já em outros ela se revela de forma transitória. O mais interessante de tudo isso é que temos a possibilidade de o paciente ter uma doença de base e várias comorbidades. O que o torna mais singulares.
Estas informações demonstram que a nossa responsabilidade é enorme. Com relação as anamneses, nossas histórias necessitam ser muito verídicas e bastante completas. Cada detalhe, cada informação e cada mudança importa. Desta forma nos tornamos ótimos Contadores de Histórias. Nosso senso de observação fica muito aguçado. Passamos a ver cada indivíduo como um todo. As partes do corpo passam a ser “escaneadas” por nossos olhos. Vemos como ele se locomove, como reage a estímulos, como se comporta diante de outras pessoas, como se comunica e como interage.
Em nossas inúmeras histórias, cada paciente se torna o personagem principal. O centro de todas as atenções. E como não poderia deixar de ser, nós nos apegamos a cada um. Criamos laços, estabelecemos vínculos que são muito importantes para que o tratamento seja executado da melhor forma possível. Essa ligação é estendida aos pais e cuidadores que são auxiliares indispensáveis.
As técnicas do tratamento odontológico não diferem para os pacientes com necessidades especiais. Porém, laçamos mão de alguns equipamentos que facilitam nosso trabalho. Um deles seria a Estabilização Protetora que pode ser ativa ou passiva. Nos casos mais complexos podemos fazer uso da sedação e em último caso realizar todo o tratamento sob anestesia Geral.
Como podemos ver, são muitas emoções. Uma mistura de gratidão, realização, amor, compaixão e muita adrenalina. Muito longe de existir monotonia! Falar de Pacientes com Necessidades Especiais é Maravilhoso. Um verdadeiro caso de AMOR!
Isa Jane Galvão Pimentel
20/02/2024