Bolsista da FME, Mariana disputa entre os melhores enxadristas do mundo de até 18 anos
Mariana Nara da Costa já está na capital catarinense, Florianópolis, em busca de bons resultados no Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez (Fide World Youth Chess Championship 2024). Os melhores jogadores de xadrez do mundo de até 18 anos estarão reunidos na competição que acontece no Hotel Canasvieiras Internacional entre os dias 29 de outubro a 10 de novembro.
Ao todo, 527 jogadores de 62 países participam da competição – sendo 97 jogadores brasileiros e dezenas de catarinenses. Tradição no xadrez, nações como Estados Unidos, Índia, França, Espanha, Geórgia, China, Noruega, Alemanha, Cazaquistão e Polônia estão representadas no evento.
A atleta de Penha, do Projeto Virando o Jogo e que possui o Bolsa Atleta do município, atualmente a 2ª do ranking nacional até 14 anos, destaca a intensa rotina de treinos. “Temos intensificado os treinos e técnicas, com objetivo de buscar o pódio”, pontua Mariana. Para o treinador Maico da Costa, Mariana está pronta para o desafio. “Mari é muito dedicada e segue em constante evolução. Seguimos confiantes e conto com a torcida e boas energias para que ela volte com a medalha”, frisa.
O torneio é promovido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e FIDE América por meio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e do organizador e árbitro internacional Kaiser Luiz Mafra. A competição é dividida em seis torneios simultâneos nas categorias até 14, 16 e 18 anos, tanto no feminino quanto no absoluto. Serão 11 partidas de xadrez em ritmo de xadrez clássico para definir os campeões e as campeãs mundiais de cada categoria.
Cada partida pode durar mais do que cinco horas e ao seguir o padrão mundial de organização, o evento conta com detector de metais para averiguar qualquer possível porte de meio eletrônico, equipe qualificada com árbitros internacionais e equipe técnica da Federação Internacional.
Além do apoio da Prefeitura Municipal através da Fundação Municipal de Esportes e da Secretaria de Educação, Mariana segue para a competição com o patrocínio da Vetter Empreendimentos e La Barca Pizzaria e Choperia.
Texto: Lyandra Machado
Com informações de Liziane N. Vicenzi