InícioCidadesBalnéario CamboriuAtletas de BC se classificam para Mundial Escolar na Turquia

Atletas de BC se classificam para Mundial Escolar na Turquia

- Advertisement -

Atletas de BCOs atletas da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC), Marcos Berlanda e Carlos Luzian, conseguiram a classificação no atletismo para disputar o “Mundial Escolar Gymnasiade 2016”, que acontece de 11 a 18 de julho, na Turquia.  A etapa classificatória aconteceu em Belo Horizonte (MG), nos dias 12 e 13 de maio. Os dois são os únicos representantes do município pela Escola Estadual Ruizélio Cabral. No total, Santa Catarina terá dez atletas no Mundial em diferentes modalidades.

Carlos Luzian, 17, conquistou a medalha de prata e a classificação para o Mundial na prova de salto com vara, além de quebrar seu próprio recorde atingindo a marca de quatro metros no salto. O jovem treina na FMEBC há três anos com o professor Júlio César e vem colhendo frutos do seu esforço e dedicação ao esporte. Segundo ele os saltos são o seu forte e a prova que ele mais se destaca. Essa ainda será a primeira competição e viagem do atleta fora do país e as expectativas estão grandes. “Estou muito ansioso e empolgado com a oportunidade, quero dar o meu melhor no mundial e trazer uma medalha para casa. Isso é o que eu amo fazer” revela.

No primeiro dia de competição, Marcos Berlanda, 17, correu pela classificação na prova dos 100 metros e ficou com a quinta colocação. Porém, a primeira derrota não desanimou o corredor, que na prova dos 200 metros, ainda mais acirrada, entrou com determinação na pista e conseguiu a classificação com a conquista da medalha de prata. Apenas os primeiros e segundos colocados de cada modalidade ganham o direito a vaga no Mundial. “Os melhores do Brasil estavam na disputa e isso foi bem desafiador, mas deu tudo certo e na última prova consegui a vaga, estou muito feliz” conta. O jovem também treina na FMEBC há cerca de três anos com o professor Júlio César.

A professora de atletismo, Daiana Gamboa, treina a equipe da FMEBC junto com Diogo Gamboa e Júlio César de Jesus. Ela ressalta a importância da competição para os atletas. “Para nós professores essa conquista é importante porque é a divulgação do nosso trabalho, mas para eles é ainda mais importante, porque eles começam a serem reconhecidos como atletas de renome nacional e internacional. Na parte financeira também é legal, pois dá direito à bolsa internacional, que querendo ou não, é um ótimo incentivo e são dois atletas que precisam, então isso para o próximo ano vai ser muito importante para eles, e a experiência de vida, a parte cultural da viagem que com certeza será inesquecível” comenta.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News