Incidente fechou terminal e resultou no cancelamento de 87 voos
A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, informou que o equipamento da companhia aérea Azul, utilizado para remover uma aeronave que bloqueava a pista, começou ser utilizado na tarde de ontem.
Na madrugada desta segunda-feira uma aeronave da Azul teve danos nos pneus ao pousar na capital de Santa Catarina, obstruindo a pista principal do terminal. O incidente interrompeu pousos e decolagens. A última atualização da concessionária informa que 87 voos foram cancelados por causa do fechamento da pista. Não há previsão para a conclusão do trabalho.
Segundo a Azul, o problema ocorreu durante o pouso do jato E195-E2, fabricado pela Embraer, que fazia o voo AD 4225, na principal pista do aeroporto – 14/32. A aeronave partiu do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, no início desta madrugada, e pousou na capital catarinense por volta das 2h30 da madrugada.
O Aeroporto Internacional de Florianópolis possui duas pistas. Além da 14/32, de 2,4 mil metros de comprimento por 45 metros de largura, há também a chamada 03/21. Menor (1,5 mil metros x 45 metros), a segunda não comporta aeronaves com motores à reação, ou seja, jatos comerciais.
A orientação aos clientes da Azul que têm voos marcados para a noite passada era no sentido de que entrassem em contato com a companhia a fim de verificar a situação de seus voos e, se necessário, remarcá-los ou verificar outras alternativas.
A empresa pediu aos clientes que dessem preferência aos canais digitais de atendimento. Para isso disponibilizou os contatos telefônicos da empresa que são o 0800 884 4040 (SAC); 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (outras localidades do Brasil).
Por fim a AZUL informou que apóis 19 horas de paralização o aeroporto foi reaberto e os trabalhos de embarque e desembarque ocorrem normalmente.
Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil – Brasília
Edição: Denise Griesinger