17.4 C
São Paulo

BALN. CAMBORIÚ: 7º ARRANCADÃO DE CANOAS ARTESANAIS TERÁ COMPETIÇÕES E SHOWS MUSICAIS NA PRAIA CENTRAL NESTE SÁBADO E DOMINGO

Banda Dazaranha encerra a programação no domingo

Pescadores de diferentes cidades de Santa Catarina vão confraternizar no 7º Arrancadão de Canoas Artesanais, que ocorre na Praia Central de Balneário Camboriú neste sábado e domingo (2 e 3). O evento celebra o fim da temporada da pesca artesanal da tainha, com gincanas, apresentações musicais e comercialização de comida.

Neste ano, toda a programação estará concentrada na Praia Central, perto do trecho revitalizado da orla (entre as ruas 4400 e 4600). As competições são para pescadores artesanais, mas o público em geral pode acompanhar as brincadeiras e os shows, gratuitamente. Entre as atrações, está a banda Dazaranha (confira a programação abaixo).

Além da tradicional prova de arrancadão de canoas no domingo, que é uma disputa envolvendo duas embarcações por vez, o evento terá outras competições que remetem à pesca. Estão previstas provas de arremesso de tarrafa e cabo de guerra (que simula a puxada de rede). Haverá torneio de dominó (distração nos ranchos enquanto é aguardada a chegada do cardume de tainha) e gincana do prato de pirão (vence quem comer mais rápido). Os pescadores também vão disputar uma prova em que terão de recitar versos de improviso (saiba os horários no fim do texto). O evento é promovido pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Equipe Arrancadão.

SAFRA DA TAINHA TERMINA NESTA QUINTA

A safra da tainha começou em 1º de maio e termina nesta quinta-feira (31). Em Balneário Camboriú, são nove pontos identificados para a pesca espalhados nas praias do município.

A estimativa é de que foram capturadas nesta safra, nas praias do município, cerca de 15 mil tainhas. Comparando com 2024, quando foram obtidas cerca de 75 mil, a quantidade é pequena.

– Este ano não bateu o vento sul como o esperado. O vento sul traz essas tainhas do Rio Grande do Sul em direção ao norte de Santa Catarina. Não houve essas condições climáticas favoráveis para que tirasse o peixe da Lagoa dos Patos e colocasse ele a navegar costeando as praias. O peixe saiu para fora, distante das praias”, explica o coordenador de Pesca e Economia Artesanal da Secretaria do Meio Ambiente, Laercio Demetrio.

ARRANCADÃO

Prova que dá origem ao nome do evento. Consiste em uma disputa entre duas canoas por vez, na qual os pescadores, a remo, precisam movimentar a canoa como se estivessem cercando a tainha.

PROGRAMAÇÃO

7º Arrancadão de Canoas Artesanais.

Praia Central, Barra Sul, no trecho revitalizado da orla (entre as ruas 4400 e 4600).

ELIMINATÓRIAS GINCANAS

Sábado (2)

* 8h – Entrega das camisetas e inscrição

* 11h – Praça Alimentação

* 13h30 – Arremesso de tarrafa

* 14h30 – Cabo de Guerra

* 15h30 – Torneio de Dominó 

FINAIS GINCANAS

Domingo (3)

* 8h30 – Arremesso de tarrafa

* 9h – Torneio de pênalti

* 9h às 10h  – Torneio dominó

* 10h – Arrancadão de Canoas

* 12h  – Prato do Pirão

* 12h30 – Cabo de guerra

* 13h – Verso por equipe

  • Pescador + Novo
  • Pescador + Velho
  • Pescador + Feio

* 14h – Entrega premiações e sorteio canoas

ATRAÇÕES MUSICAIS

Sábado (2 de agosto)

12h – Projeto + Música

13h30 – Maison Freitas

15h – Paula Moi

16h – Celso Peixoto

17h – Locomotiva Lunar

19h – The Headcutters

21h – Jackson Thomaz

Domingo (3 de agosto)

12h – Neto Costa e Banda

15h30 – Noix é da Barra

17h – Suh Wagner e Banda

18h30 – Dazaranha

———————

Texto: Silvana de Castro

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos