Evento celebra o Choro, gênero musical reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro
Com programação gratuita, o 1º Festival de Choro de BC vai levar música brasileira para diferentes lugares de Balneário Camboriú neste sábado e domingo (9 e 10). Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), por meio da Fundação Cultural, o evento reverencia o Choro, gênero musical reconhecido em 2024, como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Realizado pela cantora Susi Brito, com direção musical de Tiago Brizolara, o festival tem uma programação que inclui oficinas, shows e a 1ª Mostra de Choros do Vale do Itajaí (confira abaixo). A primeira edição homenageará o músico Lucas da Rosa (in memoriam).
No sábado (9), às 19h, na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, o público poderá acompanhar um Pocket Show apresentado por Bruno Moritz e Rodrigo Erbs, que vai celebrar a vida e a obra de Aldo Krieger (1903-1972). Maestro, compositor, arranjador e educador musical, Krieger dedicou sua vida à música e foi um dos fundadores do Conservatório de Música de Brusque e da Associação Coral de Florianópolis. “Aldo Krieger é um dos mais significativos compositores catarinenses, cuja obra faz parte da formação da cultura musical brasileira”, diz Bruno Moritz, estudioso de Krieger. “É, provavelmente, o primeiro compositor de choros de Santa Catarina”, completa Susi Brito.
Depois do show em homenagem a Aldo Krieger, começa a 1ª Mostra de Choros do Vale do Itajaí, com a apresentação das músicas autorais selecionadas pelos curadores do evento, Ricardo Pauletti e Wagner Segura, duas referências na formação musical do estado (confira as selecionadas abaixo).
O encerramento do festival será às 20h de domingo (10), no Teatro Municipal Bruno Nitz, com um show repleto de convidados especiais que fazem parte da história da música brasileira na região, além dos convidados de outras regiões.
PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA
9 DE AGOSTO | SÁBADO
* 9h às 13h: Oficina “Transposição do Choro para a instrumentação de jazz / elétrica” com Eduardo Lobo (Espaço MPM).
* 14h às 17h: Oficina Prática em Conjunto / “Roda Aberta” (Praça do Pescador).
* Mostra de Choros do Vale do Itajaí (Praça do Pescador, bairro da Barra):
◦ 19h: Abertura – Pocket Show “Vida e Obra de Aldo Krieger” – Bruno Moritz e Rodrigo Erbs.
◦ 19h30: Show com as músicas selecionadas.
* 21h: Jam com abertura do grupo Aperta o Passo, de Navegantes-SC (Hamburgueria Jungle, em frente à Praça do Pescador).
10 DE AGOSTO | DOMINGO
* 10h às 13h: Oficina “Bateria no Choro” com Guilherme Ledoux (Espaço MPM).
* 14h30 às 17h30: Oficina Prática em Conjunto / “Roda Aberta” (Marquise do Teatro Municipal Bruno Nitz).
* 20h: Show de Encerramento (Teatro Municipal Bruno Nitz).
Músicas selecionadas pela curadoria do 1º Festival de Choro de BC para a 1ª Mostra de Choros do Vale do Itajaí, em ordem alfabética:
* A Cássio – Giovanni Sagaz
* Desencontrado – Thales Nunes
* Gol do Binho – Ney Souza Neto
* Um Choro de Liberdade – Alexandre Steil Abeid
* Um Choro E A Vela – Khady
* Zé Pelin – Lenildo Gomes
MENÇÕES HONROSAS:
* Candombe para Pixinguinha (Gabriel Carneiro)
* E Se… (Andrea Ramos)
* Lidiando (Pedro Silva / Josias Pimentel)
————————–
Texto: Silvana de Castro









