Balneário Camboriú: Comitê do processo de estadualização do Hospital Ruth Cardoso tem nova reunião

Novidades sobre o processo de estadualização foram apresentadas no encontro

Os integrantes do Comitê Extraordinário responsável por acompanhar, fiscalizar e dar publicidade às ações do processo de estadualização do Hospital Regional Ruth Cardoso (HRRC), em Balneário Camboriú, realizaram mais uma reunião na manhã desta quinta-feira (6), nas dependências do próprio hospital. Durante o encontro, os participantes foram atualizados sobre como está o desenvolvimento da contratação da Organização da Sociedade Civil (OSC) por parte do Governo Estadual para a gestão do HRRC.

A previsão de resultado definitivo e classificatório da fase de seleção das propostas da OSC, foi apresentado pela representante do governo estadual, a superintendente de Supervisão e Controle das Organizações Sociais, Janine Silveira dos Santos Siqueira. A tramitação segue dentro do esperado e a empresa vencedora do certame, agora tem que apresentar a documentação necessária e o plano de trabalho para dar sequência aos trâmites legais de repasse do hospital para o Estado. A expectativa é que a estadualização seja concluída, caso não haja recurso judicial, até a primeira quinzena de dezembro.

O superintendente de estadualização do HRRC, Leocádio Giacomello resumiu as mudanças adotadas no hospital desde o começo deste ano e as ações que já foram realizadas desde o início do processo de transição. Além disso, durante a reunião, a secretária de Saúde do Município, Aline Leal apresentou as demandas que estão sendo encaminhadas junto à todas as auditorias dos contratados; finalização de mapeamento do patrimônio; servidores e serviços que hoje são realizados dentro do diagnóstico .

POLICLÍNICA

Também foram apresentadas informações sobre como está o processo para a construção da primeira policlínica de Balneário Camboriú, que representa um marco significativo para a reorganização do sistema de saúde do município. A cidade foi a única de Santa Catarina a ser contemplada com recursos do Novo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) Seleções em 2025 para a viabilização de estrutura de atendimento especializado, com um repasse de R$ 16.902.340.

A policlínica deve ser construída em frente ao Pronto-Socorro Regional “Dr. João Alfredo Moojen”, anexo ao Hospital Regional Ruth Cardoso, na Rua Arvoredo, Bairro dos Municípios. O projeto é estruturado em diversos núcleos de atendimento especializado, além de áreas de apoio técnico, administrativo e de ensino. Com sua construção e respectiva inauguração, a expectativa é de que o município centralize serviços e viabilize economia de cerca de R$100 mil mensais em aluguéis.

O secretário da Casa Civil, Leandro Índio da Silva enfatizou durante o encontro, que Balneário Camboriú está passando por uma reorganização da rede pública de Saúde, e que a estadualização do HRRC e a construção da policlínica representam um marco histórico para a cidade.

– O processo de estadualização do Hospital Regional Ruth Cardoso segue avançando de forma responsável a cada etapa. Esse momento representa um passo importante e essencial para garantirmos serviços de saúde qualificados e capazes de atender às demandas da população – disse.

SOBRE O COMITÊ

O Comitê Extraordinário de Acompanhamento e Fiscalização do Processo de Estadualização do Hospital Regional Ruth Cardoso (HRRC) foi instituído por meio do Decreto Municipal Nº 12.582/2025 e tem como finalidade acompanhar, fiscalizar e dar publicidade a todos os atos relativos ao processo. O grupo é presidido pelo representante do Observatório Social, Paulo Roberto Maurici.

———————

Texto: Aysla Dias

Foto: Divulgação PMBC

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News