BALNEÁRIO CAMBORIÚ: GOVERNADOR CELEBRA ESCALA DUPLA DE CRUZEIROS

- Advertisement -

Governador comemora sucesso da temporada de transatlânticos em SC

Balneário Camboriú está vivenciando pela segunda vez, só neste mês, uma escala dupla de cruzeiros no Atracadouro Barra Sul. Desta feita a cidade recebeu os transatlânticos Silver Nova e Costa Fascinosa. Na manhã de sábado, 10, um evento na cidade com a participação do governador Jorginho Mello, do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, e de representantes do trade turístico celebrou o sucesso da temporada de cruzeiros em SC.

– É um momento único para Santa Catarina. É um feito para o nosso estado estar recebendo dois transatlânticos ao mesmo tempo, em Balneário Camboriú. São mais de 6 mil pessoas por aqui, entre passageiros e tripulantes, fazendo com que o nosso turismo possa ser ainda mais forte – destacou o governador Jorginho Mello.

Para o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, esse momento demonstra o potencial de Santa Catarina.

– Assim, é possível fortalecer um dos grandes propulsores do turismo na Estação Verão. Temos um grande caminho a seguir e vamos evoluir cada vez mais. O Governo do Estado está fazendo um grande trabalho junto com os municípios, as empresas, as operadoras e todo o circuito dos transatlânticos – disse o secretário.

No início do ano passado, o presidente da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz participou de uma reunião com o governador e o secretário de Turismo para discutir a ampliação dos destinos em Santa Catarina e impulsionar ainda mais o setor. Ele também participou do evento neste sábado em Balneário Camboriú e disse estar feliz com os resultados apresentados no estado.

– A gente vê um crescimento enorme com vários navios vindo pela primeira vez. Agora, um feito maravilhoso, com dois cruzeiros de forma simultânea em Balneário Camboriú. Um prestígio para nós estarmos com o governador Jorginho Mello e com todos aqui que tanto fazem pelo turismo. Os novos cruzeiros vindos para cá acabam gerando emprego e renda – disse o presidente.

SILVER NOVA E COSTA FASCINOSA

Os dois transatlânticos chegaram na manhã de sábado,10, em Balneário Camboriú e ficaram até o fim do dia. Os passageiros puderam descer das embarcações e passear pela cidade.

O navio Silver Nova conta com 620 passageiros e uma tripulação de 535 pessoas. Os turistas são de várias nacionalidades. O cruzeiro tem como rota o Rio de Janeiro a Buenos Aires.

O transatlântico Costa Fascinosa, de bandeira italiana, tem capacidade para até 3.780 passageiros e uma tripulação de 1.120 colaboradores. Todos embarcados são brasileiros, argentinos e uruguaios. A rota é de Ilha Bela (São Paulo) a Montevidéu, no Uruguai.

AGILIDADE E SEGURANÇA

Os dois navios ancoraram no Atracadouro Barra Sul, que está em operação desde 2016. Ele está situado na Praia Central de Balneário Camboriú e possibilita que os transatlânticos possam aportar com agilidade e ainda permite o embarque e desembarque dos passageiros de forma segura.

O Atracadouro Barra Sul conta com a prestação de serviços da Tedesco Marina Garden Plaza, inaugurada em 2006. A Marina tem capacidade para 500 embarcações de até 120 pés, em vagas secas e molhadas. É a primeira marina do Brasil com o sistema de pump out, aspiração das águas negras das embarcações que não possuem biodegradadores.

– É um dia para festejar, para brindar. Estamos hoje aqui comemorando o trabalho de todos presentes e da minha equipe do Atracadouro. A gente só tem a comemorar por Balneário Camboriú ser o que é e poder oferecer tudo isso aos turistas que aqui chegam – disse Júlia Tedesco, diretora-executiva do Atracadouro Barra Sul.

ITAJAÍ RECEBE O MSC LÍRICA

Além de Balneário Camboriú, um outro transatlântico atracou na mesma data no porto da cidade vizinha de Itajaí. A embarcação, com capacidade para 2.200 passageiros, vinha de Paranaguá e tinha como destino Punta del Este. A cidade é a única do estado com parada para que novas pessoas embarquem e sigam viagem com os demais passageiros.

TEMPORADA DE CRUZEIROS

A atual temporada de cruzeiros torna-se um momento histórico para Balneário Camboriú, sendo a maior da história, com 19 escalas realizadas desde 8 de novembro de 2023 e outras 38 previstas até 27 de abril de 2024.

A temporada de transatlânticos em Santa Catarina começou em novembro de 2023, em Porto Belo, e tem término previsto em abril de 2024. Ao todo, o litoral catarinense receberá 124 escalas, totalizando mais de 300 mil turistas ao longo da temporada.

Com informações da Ascom Setur

Por Ildiane Silva | TV SECOM  

Fotos: Ricardo Trida/Secom

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News