GM é a primeira do Brasil a contar com este modelo de drone, e as novas pistolas são as mesmas utilizadas por forças de segurança internacionais, como o FBI
Em cerimônia realizada nesta terça-feira (05), na sede da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú recebeu 50 novas pistolas e dois drones para uso no serviço diário.
O ato, que contou com a presença da prefeita Juliana Pavan, do vice-prefeito Nilson Probst, do secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Evaldo Hoffmann, e do comandante da Guarda Municipal, GM Fábio Rambo, além de outras autoridades civis e municipais, marcou o início de uma nova fase para a segurança pública municipal.
Na ocasião, foram entregues 50 pistolas Glock G45 9mm – referência mundial em forças de segurança, sendo esta a primeira remessa desse modelo a ser incorporada ao serviço operacional da Guarda Municipal. Este armamento é reconhecido e utilizado por forças policiais de diversos países, incluindo a maioria das polícias norte-americanas e forças federais como o FBI.
PREFEITA JULIANA PAVAN DESTACOU O INVESTIMENTO

– Estamos equipando nossos agentes com o que há de melhor no mundo, tanto em armamento quanto em tecnologia. Isso é cuidar das pessoas, garantindo que nossa força de segurança esteja sempre preparada para proteger a população com eficiência e rapidez. Balneário Camboriú segue sendo referência nacional em segurança pública.
– Quando falamos de pistolas Glock, falamos de um armamento que é sinônimo de qualidade, confiabilidade, precisão e durabilidade, oferecendo ao agente uma combinação de segurança, velocidade, simplicidade e ergonomia, além de baixo custo de manutenção. Hoje, a Guarda Municipal recebe esse armamento, adquirido pelo governo municipal num esforço conjunto com o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (CEFAG) – explicou o secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Evaldo Hoffmann.
Também foram adquiridos dois drones da marca DJI, modelo M30T, para uso em atividades de monitoramento e inteligência. Cada unidade, que no mercado custa em média R$ 144 mil, foi adquirida por R$ 56 mil por meio de adesão de ata, garantindo economia aos cofres públicos.
– Esse modelo está entre os mais modernos do mundo e traz o que há de mais avançado em tecnologia de aeronaves remotamente pilotadas para segurança pública. Ele pode voar em condições climáticas adversas, possui câmera termal para localizar pessoas em baixa visibilidade, sistema de visão noturna, zoom de até 200x e telêmetro para medir a distância de alvos. Além disso, nossa Guarda Municipal se torna novamente referência, sendo a primeira do Brasil a possuir e operar este tipo de drone – enfatizou o secretário.
———————-
Texto: Mateus Silva









