Proposta do vereador Samir Dawud foi sancionada nesta quinta-feira (7) pela prefeita Juliana Pavan
A prefeita Juliana Pavan sancionou nesta quinta-feira (7) a Lei Municipal nº 5.053, que institui no município o Dia da Apraxia de Fala na Infância (AFI). A proposta, de autoria do vereador Samir Dawud, tem como objetivo conscientizar e informar a população sobre os sintomas e desafios enfrentados por crianças que apresentam o distúrbio.
Com a sanção da lei, a data passa a integrar oficialmente o calendário de eventos do município, sendo comemorada anualmente no dia 14 de maio. A proposta é fortalecer as ações de sensibilização e inclusão.
– A lei pretende estimular parcerias com entidades e profissionais das áreas da saúde e educação, para promover atividades educativas e campanhas de conscientização, orientando, desta forma, a população sobre o tema – ressalta a prefeita. Ela reforça que instituir a data oficialmente no município é um importante passo para dar visibilidade a uma condição que afeta inúmeras famílias, contribuindo também para o diagnóstico. “A informação é essencial para que as pessoas saibam o que pode estar acontecendo e onde procurar ajuda”, pontua a prefeita.
O vereador Samir justifica a proposta como uma forma de amparo e apoio às famílias. “Ao instituirmos a data, estamos dizendo que essas crianças importam, que elas precisam ser compreendidas e acolhidas. Queremos ampliar o diálogo, incentivar o diagnóstico precoce e promover o acesso à informação e ao tratamento adequado”, destacou.
O DISTÚRBIO
A Apraxia de Fala na Infância é um distúrbio neurológico motor que afeta a capacidade da criança de planejar e executar os movimentos necessários para falar. O diagnóstico e o acompanhamento por profissionais especializados são fundamentais para o desenvolvimento da comunicação.
———————
Texto: Kassia Dalmagro
Fotos: Biel Carboni








