Resgate ocorreu na noite da última sexta-feira
Na noite de sexta-feira (14), a Prefeitura de Balneário Camboriú lançou a ‘Operação Resgate a Vida BC’, em parceria com demais órgãos, para oferecer acolhimento e encaminhamento aos moradores de rua que utilizam as ruas, vielas e pontes da cidade para dormir. Participaram da ação a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, com a equipe da Abordagem Social; a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal; a Polícia Militar de Santa Catarina; e uma equipe do Conselho Tutelar.
No total, foram visitados três pontos: a parte inferior da Ponte Altamiro Domingos Castilho, no limite do Bairro Vila Real, em Balneário Camboriú com o Bairro São Francisco de Assis, em Camboriú; a parte inferior da ponte que passa sobre a Rua 3.700; e a Marginal Leste, nas proximidades da Avenida do Estado.
Vinte pessoas foram abordadas, e cinco delas aceitaram o convite para receber acolhimento na Casa de Passagem e, posteriormente, o transporte de volta para suas cidades de origem. Outras duas concordaram com a oferta de internação em clínicas de recuperação para usuários de álcool e drogas.
A proposta do programa é oferecer encaminhamento – seja no retorno para casa, no tratamento da drogadição em clínicas especializadas, na busca de dignidade e emprego, com auxílio do Sime, ou mesmo no cumprimento de medidas judiciais, quando forem identificadas pelas equipes, pessoas em situação de rua com ordem de prisão em aberto, por exemplo.
– Esta é uma ação muito importante, na qual, da maneira mais humanizada possível, nós, enquanto órgão público estamos oferecendo ajuda para essas pessoas que estão em vulnerabilidade social, dormindo nas ruas de Balneário Camboriú.
Além da equipe de abordagem social, contamos com o apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Conselho Tutelar, que garantiram a segurança de todos os profissionais envolvidos. Com muita alegria, 25% dos abordados aceitaram a ajuda e receberão toda a assistência social para que possam iniciar – se assim desejarem – uma mudança em suas vidas – assegura a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, que acompanhou a ação.
A operação terá continuidade semanalmente, quando serão visitados diversos pontos onde moradores de rua passam a noite. “Vale ressaltar que, de maneira alguma, forçaremos essas pessoas a aceitarem a ajuda. Respeitamos a decisão individual de cada um. Queremos que Balneário Camboriú seja um referencial de assistência humanizada nesses casos – finaliza a prefeita.
Por Yasmin Rocha
Da Assessoria PMBC
————–
NOTA DA REDAÇÃO: Primeiramente quero parabenizar a chefe do executivo de Balneário Camboriú pela maneira humanizada de tratar as pessoas de rua. Realmente o tratamento que as administrações municipais devem dar aos moradores de rua deve ser baseado em dignidade, respeito e políticas públicas eficazes para promover sua reintegração social. Algumas diretrizes fundamentais incluem o acolhimento pela Assistência Social como: criar e manter centros de acolhimento que ofereçam alimentação, higiene, atendimento médico e psicológico. Garantir acesso ao SUS, incluindo tratamentos para dependência química e suporte psicológico. Dentro de uma abordagem humanizada, as equipes multidisciplinares – com assistentes sociais, psicólogos e educadores – devem estabelecer vínculos e compreender as necessidades individuais de cada uma dessas pessoas. Também devem ser evitadas políticas repressivas, como remoções forçadas ou criminalização da pobreza. A ideia central é tratar a questão de forma estrutural e não apenas emergencial, oferecendo condições reais para que essas pessoas possam sair da situação de rua de maneira digna e sustentável. Por isso, as palavras da prefeita Juliana Pavan sobre as abordagens de sexta-feira merecem todas as nossas considerações, pela maneira leal e digna com que ela e suas equipes dispensaram aos indigentes. Parabéns prefeita! Conte conosco! (L. Pimentel).