Cinquenta novos espaços são liberados
A Prefeitura de Balneário Camboriú iniciou a ampliação do número de vagas exclusivas para patinetes, ciclomotores e outros modais autopropelidos. Serão cerca de 50 novos espaços distribuídos em pontos estratégicos, próximos às vias com ciclofaixas. O objetivo é garantir um estacionamento adequado a esses , particulares e compartilhados, pata evitar a obstrução das calçadas.
No mês passado, estacionamentos já haviam sido instalados nas ruas 1201, 4400 e 4600. Nesta semana foi a vez da Rua 3000 receber a infraestrutura. Em breve, novas vias contarão com liberação desses espaços.
A iniciativa da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), em parceria com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, está alinhada à Lei Municipal nº 4.983/2025, que regulamenta o uso, estabelece diretrizes para a sinalização das vias e define os locais autorizados para a instalação das estações de estacionamento. As empresas de aplicativo que buscam credenciamento na cidade devem se adequar às novas diretrizes e garantir que os veículos sejam estacionados nas vagas destinadas à micromobilidade.
Para a prefeita Juliana Pavan, a medida representa um avanço significativo na mobilidade urbana de Balneário Camboriú. “Precisamos nos adequar à modernidade e esses veículos fazem parte disso. Mas é essencial que a gente tenha organização para também garantir a segurança desse pessoal e da própria população”, pontua.
O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito – BC Trânsito, Evaldo Hoffmann destaca a importância de a população se conscientizar e estacionar os veículos de forma correta. “Essa organização é muito importante, pois ela vem de encontro à lei vigente sobre os ciclomotores e autopropelidos, que era urgente em nossa cidade, principalmente pelo crescente uso desses modais por moradores e turistas. O governo municipal avança com essa ação, oferecendo mais espaços adequados para o estacionamento, contribuindo para um trânsito mais seguro e organizado”, aponta Hoffmann.
Para quem utiliza patinetes e bicicletas particulares, a cidade também dispõe de diversos paraciclos com estrutura adequada para estacionar e trancar com cadeado esses veículos.
——————-
Por Pedro Homrich
Da Assessoria PMBC