OUTROS MUNICÍPIOS ESTÃO DE OLHO
Nos primeiros 60 dias de operações do novo transporte coletivo em Balneário Camboriú, passageiros entraram e saíram dos ônibus em circulação mais de 132 mil vezes. Inovador e inclusivo, o BC Bus é um dos primeiros modelos do Brasil a atender toda a população de um município de forma 100% gratuita.
No total, quatro linhas fixas fazem parte do transporte, além da Linha Expocentro/Igreja Matriz (que ocorre em dias de eventos movimentados no Expocentro): Linha Verde (Nova Esperança/Hospital Unimed); Linha Azul (Estaleirinho/Hospital Unimed); Linha Amarela (Iate Clube/Praia dos Amores); Linha Barra Sul/Praia dos Amores. Só no mês de julho houve registro de mais de 69 mil usuários em todas as linhas.
Além da gratuidade, todos os 10 veículos da frota operada pela empresa Transpiedade contam com wi-fi gratuito, ar-condicionado, acessibilidade total e monitoramento das viagens por meio de aplicativo próprio. O Aplicativo Clivebus, que facilita ao passageiro o acesso ao mapa da cidade com linhas, itinerários e localização da frota, está disponível para o Sistema iOS e na versão Android. Nele, é possível acompanhar em tempo real onde está cada ônibus.
CARTÃO CIDADÃO
Como forma de ter controle sobre o perfil do usuário do transporte (estudantes, idosos, pessoas com deficiência e trabalhadores, por exemplo), já estão sendo feitos os Cartões Cidadão. Os passageiros que se interessarem em emitir o cartão podem se dirigir ao ponto designado para o cadastro, no Centro (Rua 910, nº 95, sala 07) de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Todo o procedimento de cadastro e impressão do cartão dura em torno de 5 minutos. O cartão é feito de forma totalmente gratuita, com quatro modalidades diferentes: Comum, Estudante, Sênior e Pessoa Com Deficiência (PcD). Para cada modalidade, a apresentação de documentos específicos é solicitada.
CONFIRA OS DOCUMENTOS
• Comum: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (originais e cópia). Nesta modalidade, as empresas poderão cadastrar seus colaboradores pelo web-commerce e entrar em contato por meio do (47) 3045-0303 para agendar a retirada dos cartões.
• Estudante: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado, (originais e cópias), frequência de matrícula válida para o ano letivo vigente. A documentação deve ser apresentada anualmente.
• Sênior 60 e 65 anos: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (originais e cópia). Todo ano, na data de aniversário, o usuário deverá renovar suas informações para a empresa operadora do transporte.
• Pessoa com Deficiência: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (originais e cópia), mediante laudo médico com prazo de um ano de validade.
NOTA DA REDAÇÃO
O sistema implantado em Balneário Camboriú poderia ser implementado em várias cidades da nossa região. No entanto, parece que nenhuma delas ainda não deu sinal de que a Tarifa Zero poderia tornar-se realidade. Apenas para lembrar: Itapema já merecia ter esse sistema. Ele facilitaria em muito a circulação de pessoas dos bairros para o centro e praias da cidade, inclusive pessoas que necessitam atendimentos médico-hospitalares. Isso possibilitaria, inclusive, maior fluxo de pessoas nas áreas comerciais, melhorando por consequência, que o setor aumentasse suas vendas, fato que também aumentaria a arrecadação do município. É de se pensar nisso..!