
Se a moda pega vai ter muita gente chiando aqui pela Costa Verde & Mar
O vereador Marcelo Achutti (MDB/BC), protocolou na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú um projeto de lei que, se aprovado, vedará o pagamento de salário ao vice-prefeito do município, que só vai receber o montante estipulado pela lei em caso de assumir o Executivo pelos dias que substituir o próprio prefeito.
Ao justificar o PL proposto, Marcelo ressalta que não há remuneração sem trabalho e defende que seus pares no Legislativo aprovem a lei para que ela tenha validade já a partir das eleições municipais de 2024. Ele sugere que o ‘momento’ é importante para se debater o assunto, sem que ainda não tenham sido escolhidos os próximos candidatos a vice, e assim eles já entrariam nas disputas sabendo que não vão receber o salário.
REMEMORANDO
Apenas para lembrar, o vereador Marcelo Achutti já havia apresentado projeto idêntico em 2016, mas que foi rejeitado. Em 2020, o mesmo vereador foi autor da lei que reduziu os salários do Prefeito em 50%, e o do vice-prefeito, em 40%, assim como o salário dos secretários e de cargos equiparados, devido à pandemia de Covid.
A medida foi válida por 60 dias e fez parte das ações para o enfrentamento da crise provocada pela epidemia do Coronavírus. O valor economizado com a medida, à época, foi revertido ao Fundo Municipal de Saúde nas ações de enfrentamento ao próprio COVID-19, em especial na disponibilização de 77 leitos de isolamento na creche Sementes do Amanhã.
NOTA DA REDAÇÃO: Caso o PL apresentado nesta semana pelo vereador Marcelo Achutte venha a ser aprovado (o que achamos difícil) isso causaria uma reviravolta nos meios políticos de Balneário Camboriú e na própria região da Amfri. Como diriam os mais antigos: “que vantagem Maria aceitando ser vice sem provento algum”? Essa “jurisprudência” com certeza não vingará. Não que sejamos contra, mas é que não acreditamos que alguém seja capaz de tamanho desprendimento, aceitando candidatar-se sem esperar nada em troca. E você, que quer ser candidato a vice, aceitaria assumir o posto sem nada em troca, sem salário? Pois é…
Por Fernando Carnevalli – Pag.3
Foto: Divulgação