- Advertisement -
InícioFLORIANÓPOLISBancada do PT e sindicatos protocolam projeto que revoga alíquota previdenciária de...

Bancada do PT e sindicatos protocolam projeto que revoga alíquota previdenciária de 14%

- Advertisement -
  • Jadi Imóveis
    Jadi Imóveis

A Bancada do PT da Assembleia Legislativa (Alesc), os sindicatos e centrais sindicais protocolaram nesta terça-feira (16) o projeto de lei de iniciativa popular que pede a revogação da alíquota previdenciária de 14% sobre o salário dos aposentados e pensionistas do Estado de Santa Catarina que ganham até o teto do INSS, hoje de R$ 7.087,22.

Uma força-tarefa foi organizada e mais de 56 mil assinaturas foram contabilizadas. Eram necessárias 54 mil assinaturas, o equivalente a 1% do total de eleitores catarinenses, condição estabelecida pela Constituição Federal e Estadual para viabilizar um PL de iniciativa popular.


Fotos: Vicente Schmitt / Agência AL

“No ano passado, a Lei Complementar 773, conhecida como reforma da previdência dos servidores públicos estaduais, cometeu uma grande injustiça, porque a alteração da faixa de isenção do desconto previdenciário atacou justamente os menores salários. Na ocasião, a Bancada do PT votou contra”, explica o líder da bancada, deputado Fabiano da Luz (PT).

Os deputados entendem que a tributação para essa camada de trabalhadores coloca uma parcela expressiva da população catarinense em condições de vulnerabilidade social porque está há anos sem reajuste salarial e, por isso, a inflação já corroeu parte expressiva de sua renda disponível.

“Além disso, o desconto de 14% não distingue se a renda mensal é baixa ou não: o tributo pago por um servidor que ganha 1 SM é justamente o mesmo que é pago pelo servidor que ganha R$ 39,2 mil, que é o teto dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)”, argumenta Fabiano.

- Advertisement -
Redação
Redaçãohttps://www.facebook.com/jornalfolhadoestadosc
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Social
15,000FãsCurtir
10,000SeguidoresSeguir
5,000SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever
Ultimas Nóticias
- Advertisement -
Recem postados
- Advertisement -
  • Jadi Imóveis
    Jadi Imóveis