Binário entre ruas Uruguai e Umbelino de Brito marca o início da transformação na mobilidade de Itajaí

- Advertisement -


.

O binário implantado nesta semana entre as ruas Uruguai e Umbelino Damásio de Brito é apenas uma etapa na revolução da mobilidade em Itajaí. Ao todo, serão quatro binários completos no Centro para transformar os deslocamentos. A próxima etapa compreenderá a implantação dos binários entre as ruas Brusque e Juvenal Garcia, além da Alberto Werner com a José Eugênio Müller. Com essas três modificações, os congestionamentos da área central de Itajaí serão minimizados. O projeto contemplará em uma próxima etapa o binário da Marcos Konder com a Sete de Setembro.

Com a rua Brusque em sentido único para o Centro e a rua Juvenal Garcia na direção contrária ao Dom Bosco, os deslocamentos entre os bairros serão facilitados. O mesmo acontecerá com a conclusão do binário da rua Alberto Werner que ficará completa na direção dos bairros para a avenida Irineu Bornhausen (Caninana) e a rua José Eugênio Müller no sentido para os bairros.

Dessa forma, os cruzamentos desses novos binários com as ruas Uruguai e Umbelino de Brito, binário já implantado, ganham novas formas de deslocamento no Centro de Itajaí. Os semáforos ajudarão a organizar o trânsito e as novas calçadas e ciclovias promoverão formas mais sustentáveis de deslocamento.

“Estamos implantando as mudanças conforme o planejado. Nos primeiros dias as pessoas terão mais dificuldades para se adaptarem às novas rotas e possibilidades de deslocamento. A cada nova rua aberta, a cada novo binário implantado, estamos dando inúmeras novas possibilidades para pedestres, ciclistas e motoristas”, diz diretor executivo da Secretaria de Obras Auri Pavoni.

Trânsito em transformação
As mudanças no trânsito da cidade iniciaram em janeiro com a reurbanização das ruas Expedicionário Aleixo Maba e Alfredo Eicke trouxe mais segurança para o cruzamento entre as ruas com a rua José Pereira Liberato. Com a inclusão de uma faixa para os veículos e ciclofaixa, os conflitos foram minimizados e os engarrafamentos no principal acesso ao bairro Cordeiros eliminados.

A segunda modificação de impacto na mobilidade criou o retorno de viário para o cruzamento entre as ruas Heitor Liberato e José Pereira Liberato. Esta obra acabou com os engarrafamentos nos deslocamentos para os bairros São João, São Vicente, Centro e São Judas.

Além disso, os novos trajetos e modificações estão disponíveis no aplicativo de navegação Waze. Parceiro do Município de Itajaí para notificar e informar os usuários sobre as alterações no trânsito da cidade desde 2019, a ferramenta também auxilia o trabalho técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação na criação de novas soluções em deslocamentos. O Waze for Cities foi criado para auxiliar na gestão políticas públicas para a mobilidade urbana. 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News