Blumenau ganha cópia da naturalização do Dr. Blumenau

- Advertisement -


O Arquivo Histórico José Ferreira da Silva recebeu do vice-prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, o documento de naturalização do Dr. Hermann Blumenau. O documento indica o comparecimento do colonizador, no dia 26 de abril de 1856, a uma sessão no palácio onde estava o então presidente da província João José Coutinho. Na ocasião, na capital da província de Santa Catharina, Desterro, foi feito o juramento e lavrado o termo de naturalização do colonizador. O documento original encontra-se no Arquivo Público do Estado, sendo que a cópia ficará à disposição para pesquisa no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

A carta com o pedido de naturalização datada no dia 19 de abril foi deferida pelo presidente da província e lavrada pelo secretário do governo Manoel da Costa Pereira. No documento, Dr. Blumenau jurou fidelidade e obediência ao imperador, à constituição e demais leis do império. “É um importante documento que ajuda a contar a história de Blumenau”, observa o secretário de Cultura, Sylvio Zimmermann Neto. “O documento retrata a vontade de Dr. Blumenau de se tornar um brasileiro para administrar a sua colônia. Tínhamos conhecimento do pedido de naturalização, mas não tínhamos o documento na versão original”, completou a diretora do Arquivo Histórico e Museológico da cidade, professora Sueli Petry.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 20/09/2021 18:06 – 14 visualizações

Fotos

- Advertisement -
Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos