O governador Jorginho Mello e o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, assinaram nesta quinta-feira, 4, o protocolo para a transferência do Complexo Esportivo Bernardo Wolfgang Werner para o município de Blumenau. O ato contou com a presença do prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, vice-prefeita Maria Regina Soar, deputados estaduais e autoridades locais.
– O Sesi é de Blumenau. Estou muito feliz com esta noite, que vai ficar na história, quando Blumenau recebe do Governo do Estado esse patrimônio que é do Sesi, da Fiesc. Estamos aqui entregando esse equipamento depois de uma longa negociação com a Federação que teve muito boa vontade, entendendo a importância que esse Complexo tem para Blumenau e região. Foi uma permuta de terrenos. O Complexo é um patrimônio que vai ter condições de sediar tantas coisas, tantas modalidades, tantos esportes – disse o governador Jorginho Mello.
O Complexo Esportivo Bernardo Wolfgang Werner, conhecido popularmente como Complexo do Sesi, é um espaço destinado a práticas de lazer, atividade física e esportes. Foi viabilizado por um acordo entre o Governo do Estado e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
– Nós temos dois institutos de inovação, um em Florianópolis e outro em Joinville. Esses dois institutos estão em franco crescimento e as áreas que eles estão instalados são terrenos pequenos. Por coincidência, há um terreno em Joinville ao lado desse instituto que nós temos interesse em adquirir e outro terreno que temos interesse é no Sapiens Parque, em Florianópolis. Então esses dois Imóveis entraram na negociação e a parcela em recursos será repassada pelo Estado – explicou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, detalhando o acordo de permuta firmado com o Estado.
O Complexo Sesi conta com quadras poliesportivas, vôlei de areia, piscinas, campo de futebol e pista de atletismo homologada pela Federação Nacional de Atletismo. Tudo dentro de um terreno de 206 mil metros quadrados. A estrutura, que foi inaugurada no ano de 1978, traz em sua história eventos importantes do esporte local, como os jogos estudantis da Primavera, partidas do Blumenau Esporte Clube e do Metropolitano, e diversas competições.
– A gente ganha com muita emoção, com muito carinho, com muita gratidão ao governador Jorginho que veio com muita coragem com muita determinação e com o apoio dos deputados. Mas sem dúvida isso aqui é um grande presente pro esporte, é um grande presente para o turismo, é o grande presente para o desenvolvimento econômico da cidade de Blumenau. Potencializa ainda mais da cidade. É o terceiro maior equipamento esportivo do Brasil. E é o maior da região Sul do Brasil – comemorou o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt.
Por Christiano Vasconcellos – Secom
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM