Boletim Coronavírus Blumenau 16/11/2021

- Advertisement -


Blumenau registra 96 novos casos de Coronavírus nas últimas 72h

Blumenau registra nesta terça-feira, dia 16, um total de 68.389 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 96 a mais do que registrado na última sexta-feira, dia 12, quando o município contabilizava 68.293 casos da doença.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 284.971 testes para Covid-19. Nas últimas 72 horas foram processados 1.185 exames. Entre os casos positivos, 203 pacientes estão em tratamento. Destes, 183 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 24 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 12 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 em enfermaria. Destes na UTI, 10 pacientes são de Blumenau e 2 pacientes de outra cidade e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é 18,2% em relação a capacidade atual de ocupação, com 66 leitos ativos. Já em enfermaria são 10 pacientes de Blumenau e 2 de outros municípios, com taxa de ocupação de 6,8%. 

O município contabiliza também 67.520 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. Nesta terça-feira foram registrados dois óbitos. A primeira vítima foi uma mulher de 77 anos, com comorbidades, que estava internada em UTI desde o dia 12 de outubro e faleceu no dia 13 de novembro. A outra vítima foi uma mulher de 58 anos, com comorbidades, que estava internada em UTI desde o dia 2 de novembro e faleceu no dia 13 de novembro. Desta forma, o município segue registrando 669 óbitos por Coronavírus.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Prefeitura atualiza casos positivos de Covid-19 na educação
Nesta terça-feira, dia 16, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), atualizou os números de professores, colaboradores e alunos com resultado positivo para Covid-19 nos educandários. Entre o dia 8 e 12 de novembro, 9 instituições de ensino foram atendidas. Neste período, 4 professores e 7 alunos tiveram diagnóstico positivo para Coronavírus. Os dados incluem profissionais e estudantes da rede pública municipal e estadual, além da rede privada de ensino.

Dos 37 mil alunos da rede municipal, apenas 3 estudantes tiveram diagnóstico positivo para o vírus – equivalente a 0,01%. Já entre os mais de 3,3 mil professores efetivos e ACT´s da rede municipal de ensino, apenas 2 tiveram diagnóstico positivo – o que representa 0,06%.

De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada educandário é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19 – havendo quebra de barreira.

O que é quebra de barreira?
A quebra de barreira, segundo o Ministério da Saúde (MS), define que pessoas sem sintomas que tiveram contato próximo, ou seja, contato físico direto (ex.: apertando as mãos) ou estiveram a menos de 1,5m de distância por um período mínimo de 15 minutos sem utilização de máscara com o alguém que teve resultado positivo para Covid-19. Estas pessoas devem ser afastadas de suas atividades coletivas e podem testadas entre o 5º e 10º dia após o contato.

Blumenau já aplicou 516.728 vacinas entre 1ª, 2ª, dose única e dose de reforço
Nas últimas 72 horas foram aplicadas 418 vacinas da primeira dose (266.981 vacinados até o momento), 6.145 da segunda dose ou dose única (229.786 imunizados até o momento), 995 da dose de reforço (19.961 imunizados até o momento). O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a Prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

A Central de Vacinação contra a Covid-19 localizada no Setor 3 do Parque Vila Germânica, segue aplicando a segunda dose contra a Covid-19 nas pessoas com agendamento e fazendo aplicação da antecipação da Pfizer e Astrazeneca, para quem reagendou. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. 

Alô Saúde Blumenau
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). O canal possibilita a população esclarecer dúvidas sobre sintomas na pandemia de Coronavírus. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Central de Monitoramento
Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus diariamente, das 8h às 17h.

Atendimento Rápido Covid-19
Os Ambulatórios Gerais (AG) seguem oferecendo atendimento aos casos suspeitos de Covid-19. Os AGs da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h. Já os AGs Centro e Escola Agrícola, atendem das 7h às 20h durante a semana. Aos sábados, o atendimento acontece nos AGs Velha, Garcia e Itoupava das 7h às 18h. Já aos domingos, o atendimento acontece nos AGs Velha e Itoupava, das 7h às 18h.

As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também oferecem atendimento para casos suspeitos de Covid-19. O endereço e horário de atendimento das unidades habilitadas está no site da Prefeitura, em blumenau.sc.gov.br/coronavirus/atendimentocovid. A medida segue orientações do Governo do Estado, para que o serviço faça parte do rol de atendimentos da atenção básica de saúde.

postada em 16/11/2021 17:30 – 103 visualizações

Fotos

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News