Blumenau registra um total de 519 óbitos por Coronavírus
Blumenau registrou mais um óbito, somando agora 519 mortes por Coronavírus no município. No último domingo, dia 23, foi confirmada a morte de uma mulher de 65 anos, com comorbidades, que estava internada em UTI desde o dia 20 de maio.
Blumenau registra ainda nesta segunda-feira, dia 24, um total de 53.021 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 95 a mais do que registrado no último domingo, dia 23, quando o município contabilizava 52.926 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, sete foram por meio de teste RT-PCR, dois por testes rápidos, 84 por antígenos e dois sorológicos.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 186.349 testes para Covid-19. Somente nesta segunda, foram processados 526 exames. Entre os casos positivos, 678 pacientes estão em tratamento. Destes, 617 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 89 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 51 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 38 em enfermaria. Destes na UTI, 40 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 11 pacientes de outras cidades (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 54,3% em relação à capacidade máxima, com 94 leitos ativos, e 77,3% em relação à capacidade atual de ocupação, com 66 leitos ativos. Já em enfermaria são 26 pacientes de Blumenau (23 confirmados e três em análise) e 12 de outros municípios (11 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 21,5%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 387 atendimentos, com 77 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 51.824 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Prefeitura atualiza casos positivos de Covid-19 na educação
Nesta segunda-feira, dia 24, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), atualizou os números de professores, colaboradores e alunos com resultado positivo para Covid-19 nos educandários. Entre o dia 17 e 21 de maio, 17 instituições de ensino foram atendidas. Neste período, quatro professores, três trabalhadores e 11 alunos tiveram diagnóstico positivo para Coronavírus. Os dados incluem profissionais e estudantes da rede pública municipal e estadual, além da rede privada de ensino.
Dos 36 mil alunos da rede municipal, apenas oito estudantes tiveram diagnóstico positivo para o vírus – equivalente a 0,02%. Já entre os mais de 3,3 mil professores efetivos e ACT´s da rede municipal de ensino, apenas quatro tiveram diagnóstico positivo – o que representa 0,12%.
De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada educandário é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19 – havendo quebra de barreira.
O que é quebra de barreira?
A quebra de barreira, segundo o Ministério da Saúde (MS), define que pessoas sem sintomas que tiveram contato próximo, ou seja, contato físico direto (ex.: apertando as mãos) ou estiveram a menos de 1,5m de distância por um período mínimo de 15 minutos sem utilização de máscara com o alguém que teve resultado positivo para Covid-19. Estas pessoas devem ser afastadas de suas atividades coletivas e podem testadas entre o 5º e 10º dia após o contato.
Blumenau já aplicou 108.491 vacinas entre 1ª e 2ª doses
Nesta segunda, dia 24, foram aplicadas 493 vacinas da primeira dose (74.317 imunizados até o momento) e não tivemos aplicação da segunda dose. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização. Blumenau já aplicou 108.491 vacinas entre 1ª e 2ª doses.
Central de Monitoramento
Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.
Atendimento Rápido Covid-19
A Central de Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus, localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica atende de segunda a sexta-feira, das 7h até as 22h e aos sábados e domingos, das 7h às 19h. O local é referência na região central da cidade para demandas relacionadas à Covid-19.
Durante a semana, o atendimento rápido Covid-19 segue sendo oferecido nos Ambulatórios Gerais da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Atendimento Clínico
De segunda a sexta-feira, o atendimento de casos clínicos não relacionados Covid-19 é oferecido nos AGs Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), das 7h às 24h. Nos AGs do Centro, Escola Agrícola e Badenfurt o atendimento a estas demandas não relacionadas ao Coronavírus acontece nos dias de semana, das 7h às 21h.
No fim de semana, o atendimento de casos clínicos, não relacionados ao Coronavírus seguem sendo oferecidos no AG Velha e AG Garcia aos sábados, das 7h ao 12h. Demandas que não sejam de urgência/emergência podem ser direcionados às duas unidades.
A atuação dos AGs em horário diferenciado tem por objetivo garantir que o diagnóstico seja feito sem que haja a necessidade de buscar os prontos-socorros, especialmente nos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, onde o atendimento é priorizado para situações mais graves.
Somente nesta segunda, dia 24, as unidades fizeram 646 atendimentos e 337 coletas para exames.
postada em 24/05/2021 19:35 – 93 visualizações
Fotos