Comunidade pesqueira se reúne em intenção de uma temporada de tainha abençoada
A celebração, em sua 15ª edição, reunirá pescadores e familiares, comunidade em geral e visitantes para pedir abundância nas redes e lanços, a paz na praia e no mar, e saúde para vivenciar tranquilamente à espera dos cardumes. Além disso, tanto a atividade, quanto seus artefatos e funções é uma das características mais marcantes da identidade cultural local.
Faz-se importante ressaltar que a “Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de Um Pau Só de Bombinhas” é protegida como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, termo de registro entregue ao município em 5 de maio de 2019, pela Fundação Catarinense de Cultura – FCC e Governo de Santa de Catarina. Ainda, tem a proteção como “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural” do Estado de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15.922/2012, e Municipal pela Lei 1.285/2012. E, a Lei Municipal Nº 1.320/2013, normatiza a prática de esportes náuticos e navegação de embarcações de lazer e industrial.
A pesca artesanal da tainha de arrasto de praia inicia dia 1º de maio e deve seguir até meados de julho. A comunidade pesqueira de Bombas convida a comunidade em geral e os visitantes para participar deste importante momento de devoção e confraternização.
NOTA DA REDAÇÃO: A celebração tradicional marca o início da pesca, reúne a comunidade pesqueira, moradores e visitantes em um ato de fé e de confirmação do amor e respeito para com a cultura bombinense. A Folha do Estado almeja que a pesca da tainha neste ano seja farta para todos.