Ícone do site Folha do Estado SC

BOMBINHAS: CIDADE REALIZA A 15ª MISSA DE ABERTURA DA PESCA DA TAINHA

Comunidade pesqueira se reúne em intenção de uma temporada de tainha abençoada

Acontece no próximo domingo, dia 28 de abril, às 10 horas, na Praia de Bombas, com acesso pela Rua Tucano, a Missa de Abertura da Pesca da Tainha, com participação de todos os atores envolvidos no processo da pesca artesanal.

A celebração, em sua 15ª edição, reunirá pescadores e familiares, comunidade em geral e visitantes para pedir abundância nas redes e lanços, a paz na praia e no mar, e saúde para vivenciar tranquilamente à espera dos cardumes. Além disso, tanto a atividade, quanto seus artefatos e funções é uma das características mais marcantes da identidade cultural local.

Faz-se importante ressaltar que a “Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de Um Pau Só de Bombinhas” é protegida como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, termo de registro entregue ao município em 5 de maio de 2019, pela Fundação Catarinense de Cultura – FCC e Governo de Santa de Catarina. Ainda, tem a proteção como “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural” do Estado de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15.922/2012, e Municipal pela Lei 1.285/2012. E, a Lei Municipal Nº 1.320/2013, normatiza a prática de esportes náuticos e navegação de embarcações de lazer e industrial.

A pesca artesanal da tainha de arrasto de praia inicia dia 1º de maio e deve seguir até meados de julho. A comunidade pesqueira de Bombas convida a comunidade em geral e os visitantes para participar deste importante momento de devoção e confraternização.

NOTA DA REDAÇÃO: A celebração tradicional marca o início da pesca, reúne a comunidade pesqueira, moradores e visitantes em um ato de fé e de confirmação do amor e respeito para com a cultura bombinense. A Folha do Estado almeja que a pesca da tainha neste ano seja farta para todos.

 

Sair da versão mobile