BOMBINHAS: SARAGAÇO CELEBRA TEMPORADA DE PESCA DA TAINHA COM FESTA

- Advertisement -

Festa da tainha ocorre no próximo fim de semana entre os dias 12 e 14.

Em sua oitava edição, o evento já está consolidado na preservação da cultura ancestral da pesca artesanal da tainha. Além das provas finais da Gincana Cultural do projeto, a festa contará com apresentações culturais, shows e uma excelente gastronomia típica da época.

Depois de praticamente dez anos, os pescadores artesanais de tainha do litoral catarinense comemoram uma boa safra, com excelente quantidade de peixes pescados e fartura para as comunidades tradicionais envolvidas com a atividade. Em Bombinhas, a celebração do fim da temporada acontece com o ‘Saragaço’, que ocorre entre a sexta-feira (12) e domingo (14), na praia de Bombinhas, reunindo os nove ranchos de pesca participantes da Gincana Cultural. O evento, que é totalmente gratuito, contará ainda com apresentações culturais, gastronomia típica e shows de artistas locais.

Considerada a maior festa de encerramento da pesca artesanal da tainha, o Saragaço chega à sua oitava edição valorizando a cultura local e promovendo a integração entre pescadores, comunidade e visitantes. Neste ano, os ranchos participam de praticamente 50 provas, com adaptação de elementos da pesca e releituras de brincadeiras antigas. Algumas delas já vêm sendo realizadas ao longo do último mês e agora no fim de semana do evento acontecem as tarefas finais. No domingo (14), após serem encerradas todas as disputas, ocorre o anúncio dos ranchos vencedores da gincana. Ao todo, serão distribuídos quase R$ 20 mil em premiação.

Com programação extensa durante os três dias, o evento movimenta a praia de Bombinhas com diversas atrações culturais e excelentes opções de gastronomia para o público saborear enquanto assiste as provas. A competição de maior destaque nesses dias é a ‘Mar à Tona’, impressionante e belíssima corrida de canoas de um pau só com percurso de dez quilômetros, que exige muita força na remada para cruzar a linha de chegada.

Para o coordenador geral do projeto, Adauto Saturnino Januário, o Saragaço é um importante mecanismo de celebração da cultura e de proposição de discussões importantes a respeito da pesca artesanal. “A gente construiu um projeto com alma e, se tem alma, não tinha como ser diferente. O sucesso é fruto do trabalho de toda a comunidade, que abraçou o projeto e se vê representada por ele. Nossa proposta é celebrar uma parte importante da nossa história, mas também queremos propor debates que possam aperfeiçoar a forma como tratamos essa tradição”, comenta.

O Saragaço é uma iniciativa da Associação Saragaço da Comunidade Tradicional de Bombinhas, com patrocínio da Prefeitura, através da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do ‘Edital Mestra Elza’ e apoio de 15 empresas locais. A programação completa do evento pode ser conferida em @saragacobombinhas.

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA-FEIRA DAS 18H45 À MEIA NOITE:

Abertura oficial do evento

Prova Embalos de Sexta à Noite

Prova da Corneta em vários momentos

Prova Qual é a Música

Atração musical

SÁBADO: DAS 8H ÀS 23H:

Desfile de Abertura

Dominó

Prova da Tarrafa

Cerco às Cegas

Cabo de Guerra

Circuito

Outras provas

Atração musical

DOMINGO: DAS 8H ÀS 21H:

Mar à Tona

Tonto das águas

Prova da corneta em diversos momentos

Pirão na Cara

Provas surpresas

Premiações

Encerramento com apresentação musical

Fotos: Cristian Cruz.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News