BP INFORMOU A DESCOBERTA DE POÇO DE PETRÓLEO NO PRÉ-SAL DA BACIA DE SANTOS  

Grupo britânico afirma que essa é a maior descoberta da companhia em 25 anos, no bloco Bumerangue. O campo fica no mar, a 404 km do Estado do Rio de Janeiro

A BP anunciou na manhã desta segunda-feira (4) que fez a maior descoberta em petróleo e gás da empresa em 25 anos no litoral do Brasil. – Foto: Divulgação/ BP.

A empresa britânica British Petroleum (BP) anunciou na manhã desta segunda-feira (4) que fez a maior descoberta em petróleo e gás da empresa em 25 anos no litoral do Brasil. Trata-se de um poço em águas profundas na Bacia de Santos, a 404 km do Estado do Rio de Janeiro, a uma profundidade de 2.372 metros. O local faz parte do pré-sal.

A descoberta aconteceu no bloco Bumerangue. A BP detém 100% de participação no bloco, com a estatal Pré-Sal Petróleo SA (PPSA) como gestora do contrato de partilha de produção.

O direito de exploração foi adquirido em 2022, em uma modalidade em que a empresa que arremata o bloco precisa destinar à União um percentual do lucro óleo – a parcela de petróleo excedente àquela utilizada para cobrir os custos de produção e investimentos. A BP ofereceu direcionar 5,9% do lucro óleo ao governo brasileiro.

De acordo com a empresa, os resultados da análise no material recolhido no local indicam elevados índices de dióxido de carbono, mas ainda serão realizadas análises laboratoriais, fornecendo mais informações sobre o potencial do bloco.

O anúncio aumentou o valor das ações da companhia listadas na bolsa de valores de Londres em 1,4%. A BP deve divulgar seus resultados do segundo trimestre na terça-feira (5).

Em comunicado, Gordon Birrell, vice-presidente executivo de Produção e Operações da BP, disse: “Estamos entusiasmados em anunciar esta descoberta significativa em Bumerangue, a maior da BP em 25 anos. Este é mais um sucesso em um ano que tem sido excepcional para nossa equipe de exploração, reforçando nosso compromisso com o crescimento de nossas atividades de upstream. O Brasil é um país importante para a BP, e nossa ambição é explorar o potencial de estabelecer um hub de produção significativo e vantajoso no país”.

————-

Por g1 Rio

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News