ITAJAÍ CHEGA AOS 164 ANOS COMO POTÊNCIA DO PRESENTE DE OLHO NO FUTURO

Em comemoração ao aniversário de 164 anos de Itajaí, celebrado neste sábado (15), serão distribuídas cinco mil fatias de bolo à população. O corte do bolo será a partir das 15h, na Praça Vidal Ramos (Marco Zero),

BRASIL TEM A MAIS AVANÇADA EMPRESA DE TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA DO MUNDO

- Advertisement -

 

EMBRAPA ANOS 2000 – A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Os anos 2000 foram uma fase de grandes transformações, como a revolução tecnológica, a globalização com a abertura de mercado e a força do consumidor. Para a Embrapa, foi o momento de se posicionar definitivamente na fronteira do conhecimento científico, assumindo um papel cada vez mais importante no cenário internacional.
No caso da biotecnologia, poucos fatos foram tão emblemáticos quanto o nascimento da bezerra Vitória, o primeiro clone bovino da América Latina, em 17 de março de 2001. Da raça simental, Vitória foi gerada na Fazenda Sucupira (Brasília, DF), utilizando-se praticamente o mesmo método que deu origem à ovelha Dolly, o primeiro animal clonado do mundo, apresentado em 1997. Outras conquistas da biotecnologia nesse período foram o sequenciamento do genoma do café e o desenvolvimento do feijão resistente ao vírus do mosaico dourado, cujo cultivo comercial viria a ser aprovado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em 2011.

ZONEAMENTO AGRÍCOLA

Além dos benefícios ambientais, o zoneamento agroclimático trouxe uma redução significativa nos gastos com seguros agrícolas. O zoneamento é elaborado para minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.

INCLUSÃO PRODUTIVA

A pesquisa agropecuária também busca soluções para erradicar a pobreza e incluir a agricultura familiar no setor produtivo. O Sistema Embrapa de Planejamento contempla o desenvolvimento de projetos direcionados especificamente para o estrato de produtores familiares. Intensificou-se o esforço para que o conhecimento gerado pelo Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária chegasse aos produtores e fosse utilizado por eles.

FRONTEIRA DA CIÊNCIA

Em nanotecnologia, um dos grandes marcos foi o lançamento da Língua Eletrônica, que permite, a um custo baixo, avaliar o paladar de café, vinho, leite e outras bebidas, além de verificar a qualidade da água. Em biotecnologia, a pesquisa agropecuária desenvolveu marcadores moleculares que detectam a capacidade genética das plantas de resistirem às principais pragas e doenças com rapidez e especificidade.

AGRICULTURA DE PRECISÃO

É um sistema de manejo integrado de informações e tecnologias que resulta no uso racional de máquinas, insumos e recursos para definir o manejo mais adequado de culturas anuais e perenes. Equipamentos altamente sofisticados permitem manejar o uso de fertilizantes e corretivos, minimizar o uso de herbicidas e outros produtos químicos.

ALIMENTOS BIOFORTIFICADOS

Mais do que uma simples fonte de nutrientes, a alimentação passou a ser uma aliada na prevenção de doenças. Nos anos 2000, a pesquisa desenvolveu uma série de produtos nessa linha, como cultivares de mandioca e batata-doce com maiores teores de pró-vitamina A e arroz, feijão e feijão-caupi mais ricos em ferro e zinco.

SISTEMINHA EMBRAPA

Tecnologia social, promove a produção de alimentos em pequenos espaços em áreas urbanas ou rurais. Já retirou milhões de pessoas da situação de fome. Aprimorada recentemente para apoiar empreendedorismo e desenvolvimento comunitário: Sisteminha Comunidades.

NANOTECNOLOGIA NA AGROPECUÁRIA

As pesquisas em nanotecnologia na agropecuária avançaram muito nas últimas décadas, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de embalagens biodegradáveis que aumentam a vida de prateleira dos alimentos, como o morango, ovo e outras frutas de importância socioeconômica.

ALGODÃO COLORIDO

Pesquisadores da Embrapa, por meio de melhoramento genético, desenvolveram o algodão colorido, um produto diferenciado para o mercado de consumo natural, que respeita o meio ambiente, a saúde do homem do campo e o consumidor.

SOFTWARE SELEGEN

Lançamento do software Selegen: Software estatístico desenvolvido para subsidiar o melhoramento genético de espécies florestais. Praticamente todas as empresas usaram este software em seus programas de melhoramento, que também pode ser usado para outras espécies vegetais perenes ou semi-perenes e animais, em que a seleção de indivíduos prevalece sobre a seleção de grupos de indivíduos.

COOPERAÇÃO

A partir dos anos 2000, países em desenvolvimento passaram a buscar informações e apoio para a transferência de tecnologias da Embrapa. Assim, foram criadas representações da Empresa na África, na Venezuela e na América Central.

SUSTENTABILIDADE

O Brasil figura entre as maiores economias e é peça-chave no agronegócio global. O País é referência na geração de tecnologias agrícolas tropicais, e tem a missão de atender a parte da crescente demanda de alimentos, fibras e energia pela sociedade.
Por outro lado, há o imenso desafio de produzir com sustentabilidade, compromisso traduzido em metas quantitativas de redução de emissões de gases de efeito estufa propostas durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15), em 2009 e atualizadas durante a Cop 16, realizada em 2022.
Diante disso, a pesquisa agropecuária vem desenvolvendo e aperfeiçoando sistemas de produção não só mais eficientes, como mais sustentáveis econômica, ambiental e socialmente, tais como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e os sistemas agroflorestais. Têm sido intensificadas, ainda, as pesquisas sobre tecnologias prestadoras de serviços ambientais e ecossistêmicos, como sequestro de carbono pelo solo e pelas plantas e melhoria da qualidade da água.

GESTÃO AMBIENTAL TERRITORIAL

Novas geotecnologias, como o sensoriamento remoto e o geoprocessamento, são ferramentas que ajudam a determinar o local exato, em todas as regiões brasileiras, onde cada atividade agrícola pode expressar a máxima capacidade produtiva de maneira sustentável, subsidiando a formulação de políticas públicas.

INTEGRAÇÃO LAVOURA/PECUÁRIA/FLORESTA

É uma estratégia de produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais na mesma área em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação. O solo permanece produtivo por mais de 90% do ano. Busca efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema e gera mais emprego e renda no campo, além de qualidade ambiental.

AGROENERGIA

É uma alternativa aos combustíveis fósseis, que não são renováveis e agridem o ambiente. Biocombustíveis originados da atividade rural, como o etanol de 2ª geração (a partir do bagaço e da palha da cana) e o óleo de dendê, da macaúba e de pinhão manso são pesquisados para aumentar a renda no campo e reduzir a emissão de gases de efeito estufa e os efeitos das mudanças climáticas.

BEZERRA BRASÍLIA

A bezerra “Brasília do Cerrados”, nascida no dia 23 de abril de 2013, na Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), não é um clone convencional, cujo desenvolvimento se dá a partir de células embrionárias ou de pele.

ARCA DE NOÉ EM TEMPOS MODERNOS

Inaugurado em 2014, o Banco Genético da Embrapa abriga um conjunto de coleções de recursos genéticos animais, vegetais e de microrganismos, conservando milhares de espécies nativas e exóticas de importância para a agricultura e a alimentação.

AQUICULTURA

Na última década, a produção de organismos aquáticos no Brasil deu um salto. Graças à pesquisa, piscicultores superaram um importante desafio: saber o sexo de pirarucus e tambaquis ainda jovens (alevinos), os peixes nativos mais importantes de cultivo.

EFEITO POUPA-TERRA

O aumento da produtividade evita a abertura de novas áreas para lavouras. Resultado do uso de práticas sustentáveis na agropecuária, garante aumento de produtividade, sem expansão da área agrícola.

NOVOS BIOINSUMOS

Microrganismos são parceiros cada vez mais presentes no campo. O controle biológico de pragas, a disponibilização à lavoura de nutrientes presentes no ambiente e a obtenção de plantas maiores e que crescem mais rápido são alguns dos serviços promovidos por produtos compostos por microrganismos.

DESCARBONIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA

O setor mais pujante da economia brasileira tem de buscar ser também ambientalmente sustentável para a sua própria sobrevivência. Nessa área, as emissões de gases de efeito estufa estão no centro das preocupações mundiais. Graças à ciência, o agro brasileiro tem potencial para estar entre os mais sustentáveis do mundo.

 

FRUTICULTURA NA AMAZÔNIA

Novos mercados para sabores tradicionais: pesquisa alia renda, diversificação alimentar e preservação da biodiversidade. As frutas amazônicas alcançaram projeção nacional e internacional.

ALIMENTOS FUNCIONAIS E PROTEÍNAS ALTERNATIVAS

Acompanhando as tendências mundiais de consumo, que apontam para produtos mais saudáveis, funcionais e nutritivos, a Embrapa entregou ao longo da última década vários produtos que aliam nutrição e saúde, como bebidas, queijos e sorvete com adição de probióticos.

TROPICALIZAÇÃO DE NOVAS CULTURAS

O trigo chegou para ficar no Cerrado e deve ajudar o país a ser autossuficiente nesse cereal nos próximos anos. Cultivares desenvolvidas para a região que estão ajudando produtores a baterem recordes de produtividade. Até estados do Nordeste passaram a cultivar o cereal.

AGRICULTURA DIGITAL

O que antes se restringia ao esforço do homem do campo para garantir produtividade, hoje ganhou o apoio de recursos que pareciam fazer parte apenas de cenários de ficção.

PRODUÇÕES ORGÂNICAS

Nos últimos anos, a Embrapa desenvolveu cultivares exclusivamente para esse sistema, como a cenoura BRS Paranoá, capaz de aumentar a produtividade e facilitar o cultivo da raiz em sistemas orgânicos de produção.

BIOECONOMIA NA AMAZÔNIA

O fortalecimento de ações de bioeconomia é uma das prioridades da Embrapa para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região amazônica e reduzir o paradoxo entre a riqueza de recursos naturais e a extrema pobreza das populações e comunidades locais.

                                                              UVAS DO BRASIL

Desde 1977, a Embrapa vem conduzindo o Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’, voltado para a obtenção de cultivares para mesa, suco e vinho, especialmente adaptadas às diferentes condições edafoclimáticas brasileiras.

PECUÁRIA SUSTENTÁVEL

Sistemas integrados de produção, como o ILP e ILPF, melhoramento genético, boas práticas de manejo da planta forrageira, do animal e da água e uso de ferramentas de precisão contribuem para a redução de gases de efeito estufa na pecuária e garantem o desenvolvimento sustentável da pecuária.

SISTEMA ERVA-20

Sistematização de pesquisas com erva-mate capaz de auxiliar o produtor a elevar a produtividade e qualidade dos ervais, com um modelo tecnológico e sustentável.

CONSTRUINDO O FUTURO HOJE

Com o objetivo de antecipar demandas e entregar soluções de forma ininterrupta, a Embrapa atua com base em uma Visão de Futuro da Agricultura Brasileira. A Empresa aprofunda constantemente suas ações em inteligência estratégica antecipatória, monitora regularmente as transformações no contexto geopolítico, econômico e social do Brasil e do mundo, e analisa suas implicações na interface entre CT&I e agricultura. Sua visão de futuro está sempre em atualização.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News