CANTOS E ENCANTOS DE UMA BELA E ACONCHEGANTE CAPITAL
Por L. Pimentel
O grito entusiasmado do cacique Tingui – “coré-etuba” – ao ajudar o homem branco a se fixar no planalto, ecoou pelos pinheirais, transpôs o portal do tempo e fez brotar Curitiba – a bela e aconchegante capital paranaense – que, de um antigo arraial aurífero, transformou-se numa grande metrópole sem nunca ter perdido suas características de cidade alegre e humana.
Em cada uma de suas ruas há encantos que envolvem e seduzem, como a Rua das Flores, point dos mais tradicionais da capital dos pinheirais e foco de praticamente todos os acontecimentos da cidade, com seus cafés nas calçadas, seus prédios históricos, e a Boca Maldita, local ideal para um bom papo com os amigos, sorvendo e saboreando um delicioso “cafezinho”, lendo jornais, falando de futebol ou de política.
No setor histórico, Curitiba possui edificações dos séculos 18, 19 e 20 que fazem do local um verdadeiro museu ao ar livre, onde estão as igrejas da Ordem, do Rosário, a Casa Romário Martins, a histórica Fundação Cultural, o Solar do Rosário, o prédio do Bamerindus (onde crianças cantam músicas natalinas na época do Natal) e, ainda, o Relógio das Flores e as Ruínas de São Francisco.
Ao chegar à Capital paranaense você tem mil razões para descobrir Curitiba. São muitas praças, parques e jardins que contribuem para o invejável índice de 50 metros quadrados de área verde por habitante. Jardim Botânico, Parque Barigui, Parque Passaúna, Parque Regional do Iguaçu, Bosque João Paulo II, Passeio Público (exemplo de respeito com a qualidade de vida), assim como a Universidade ao ar livre do Meio Ambiente no Parque Zeninelli.
LOCAL DE APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
Mas, em Curitiba existem alguns lugares que não podem deixar de ser visitados como a Ópera de Arame no Parque das Pedreiras, a Torre das Mercês (com seus 109 metros de altura, que permitem uma visão panorâmica da cidade), o bairro italiano de Santa Felicidade (onde estão os grandes restaurantes, inclusive o Madalozzo, terceiro maior do mundo com seus 5000 lugares), com sua arquitetura, suas adegas e lojas de artesanatos típicos, e ainda a Rua 24 Horas, expressão máxima e eloqüente de uma cidade que nunca pára. Seu progresso e sua modernidade são evidenciados também no Centro de Convenções que recepciona eventos de diversas modalidades em todos os meses do ano.
E, completando tais encantos, a cidade possui em seus arredores, atrativos que são verdadeiros convites da natureza aos que gostam de viver em contato direto com ela. Como o Saltinho de Tijucas do Sul, com sua paisagem fantástica formada por quedas d’água que despencam em nuvens espumantes, adornadas por florestas, flores e imensas áreas gramadas.
REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA
Depois disso, você pode se aventurar por entre as colunas de estalactites e estalagmites, pacientemente esculpidas pelo tempo nas grutas de Lancinhas, em Rio Branco do Sul, e de Bacaetava, em Colombo, que apresentam grande potencial turístico e espeleológico. Mas as surpresas da natureza não param por aí… Você também pode conhecer Campo Largo, suas louças e porcelanas produzidas com terras argilosas do próprio município, ou ainda o Parque Histórico do Mate em meio à bucólica paisagem, e Ouro Fino com suas hortênsias, pinheiros, pássaros e belas piscinas de águas minerais. É como um eterno e inacreditável convite à beleza e à perfeição a Região Metropolitana de Curitiba, para todo aquele que gosta, curte e admira a natureza.
Gastronomia das mais variadas
No campo da gastronomia Curitiba é, sem dúvida, uma multiplicadora infinita de opções, passando pelo tradicional churrasco preparado ao fogo de chão, a popular pizza e o goulash húngaro, até os exóticos nasi goreng indonésio e o konsamui tailandês, sem falar das fumegantes sopas, entre as quais a de pinhão, uma especiaria curitibana que ajuda a aquecer as frias noites de inverno da capital paranaense.
A CAPITAL DO PARANÁ
Esta é Curitiba, uma cidade que tem de tudo e que você deve conhecer! Uma cidade que recebe bem sem jamais perder a ternura e a hospitalidade.
Melhor sistema de transporte de passageiros do país.
“Curitiba é uma cidade linda, com muitas áreas verdes distribuídas por suas diversas praças, parques e bairros. No Centro, a beleza fica por conta da vida intensa nas ruas e dos edifícios e mansões do século XIX, em contraste com as construções art-déco, ecléticas, neo-góticas e modernistas que convivem lado a lado. Curitiba é o centro urbano mais populoso do estado do Paraná e a oitava capital com maior número de habitantes no Brasil. De acordo com os dados do IBGE 2020, o município possui uma população de 1.948.626 pessoas. Esse valor é equivalente a 16,9% de todos os moradores do Paraná”.
*Por L. Pimentel