Secretário Valdir Colatto fala da importância disso para Santa Catarina
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária de SC, Valdir Colatto (FOTO) ressalta a importância dessas medidas para integrar as formas de manejo sustentáveis e para evitar maiores impactos ambientais e socioeconômicos:
A Secretaria da Agricultura está preocupada com uma praga que está em Santa Catarina, no Brasil e no mundo, que é o javali. Que é uma dessas pagas que destroem o meio ambiente e as lavouras, e traz possíveis problemas sanitários para nossos rebanhos de suínos e aves, o que seria muito desastroso para Santa Catarina.
– Com o Decreto 11615 com que o Ibama modificou as normas que vinham sendo tidas como controladoras, deixando de credenciar os controladores e também impedindo que se fizesse a entrega de armas, modificou todo o processo. Então a Secretaria da Agricultura criou um grupo de trabalho em conjunto com a polícia do meio ambiente e com o IMA para trazer algum processo de controle.
– A seguir criamos a ideia de um projeto de lei que foi adotado pelo deputado Lucas Neves que apresentou um projeto, que foi sancionado pelo governador Jorginho Mello e agora temos que fazer a regulamentação desta lei. Com isso poderemos buscar soluções. O Ibama já liberou essas licenças que vão ocorrer, com certas regras para os controladores, e também o Ministério da Defesa baixou uma portaria de número 166, e a mudança que houve é que a licença que era para 10 anos caiu para 3 anos.