Informações são do CAGED do Ministério do Trabalho
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, o município de Camboriú encerrou 2023 com um saldo de 770 novos empregos formais. Um crescimento de 6,47% em relação ao ano anterior, colocando a cidade na terceira posição do ranking entre as 20 maiores cidades de Santa Catarina.
Esse resultado decorreu de um comparativo entre admissões e desligamentos em cada município. Camboriú registrou, em 2023, 11.351 admissões e 10.613 desligamentos, gerando um saldo positivo de 770 novos empregos.
Os setores de construção, serviços e comércio foram os que mais contribuíram para este resultado. De acordo com Katia Tonioti, presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – ACIBALC, esse resultado é importante pois traduz o processo de crescimento que Camboriú vem passando. Ela destacou que por trás de cada vaga oferecida, tem empreendedores investindo na cidade, e das suas famílias que movimentam a economia da região.
Segundo levantamento do SEBRAE com dados da Receita Federal, Camboriú possui atualmente 17.179 empresas ativas. A presidente da ACIBALC comenta, ainda, que a ACIBALC acompanha de perto essa evolução e trabalha para integrar os empreendedores gerando novas oportunidades de negócios, tornando o ambiente empresarial mais próspero.
– Recentemente, em conjunto com o Núcleo de Empresários de Camboriú, conseguimos aprovar a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) que vai trazer grandes benefícios para a economia local e qualidade de vida aos seus moradores – destaca Katia.
Abaixo, a variação na quantidade de pessoas empregadas no ano de 2023, em relação a 2022, nas vinte maiores cidades de Santa Catarina:
Navegantes 9,65%
Itapema 6,91%
Camboriú 6,47%
Palhoça 6,09%
Itajaí 5,97%
Joinville 4,30%
Chapecó 3,46%
Tubarão 3,18%
Criciúma 2,68%
São José 2,51%
Baln. Camboriú 2,24%
Concórdia 2,24%
Jaraguá do Sul 1,88%
Florianópolis 1,83%
Blumenau 0,52%
Lages 0,01%
Brusque -0,53%
Caçador -1,22%
Rio do Sul -1,39%
São Bento do Sul -3,80%
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
O DEL institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. No DEL, os parceiros públicos, o setor empresarial e os atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de empregos.
A partir agora de março, o programa inicia sua primeira etapa de implantação, que trata da criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Fundo de Desenvolvimento. De acordo com Cássio de Paula, coordenador do Núcleo de Empresários de Camboriú pertencentes à Acibalc, esse processo pretende buscar um alinhamento das primeiras ações. “É necessário a criação de um Projeto de Lei que irá implementar o Conselho e o Fundo”, afirma.
O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) deve envolver mais de 100 voluntários que formam um conselho consultivo composto por 30 representantes de entidades, entre eles a ACIBALC. Além disso, o programa envolve profissionais de diversas áreas que fazem parte das câmaras técnicas de setores específicos que serão criados. Juntos, os voluntários elaboram projetos e ações que planejam a cidade para os próximos 20 anos.
CONHECENDO A ACIBALC
A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – ACIBALC é uma entidade sem fins lucrativos que tem por missão fortalecer as relações entre os empresários através do meio associativo para desenvolver o empreendedor e o ambiente de negócios locais. É um espaço de troca de experiências e contatos para fortalecer os negócios e conhecer pessoas. A ACIBALC é uma das 146 entidades empresariais filiadas à FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.