CAMBORIÚ: ENCONTRO TERNO DE REIS ENCANTOU O PÚBLICO DA CIDADE

- Advertisement -

Apresentação de Ternos de Reis em Camboriú neste domingo foi um sucesso

Neste domingo à noite (5), véspera do Dia de Reis, a Praça das Figueiras, em Camboriú, foi palco de mais uma edição do tradicional Encontro de Terno de Reis, evento promovido pelo Departamento de Cultura da  Prefeitura Municipal. O evento reuniu um grande público que mais uma vez celebrou esta rica manifestação cultural e religiosa.

A edição deste ano contou com a participação dos grupos ‘Família Conceição’, de Balneário Camboriú, e ‘Família Dias’, de Blumenau, que encantaram com seus cânticos. Além disso, o ‘Grupo Boi de Mamão’, de Itapema, trouxe uma interação especial com o público, garantindo momentos de alegria e diversão para todas as idades.

A organização esteve a cargo da Fundação Cultural de Camboriú, que contou com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços que preparou a praça para acolher moradores e visitantes nesse grande encontro.

UMA TRADIÇÃO QUE MANTÉM VIVA A HISTÓRIA

O Encontro de Terno de Reis celebra uma tradição açoriana que se estende desde a primeira semana de dezembro até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Essa manifestação cultural, reconhecida como folclore, rememora a jornada dos Três Reis Magos em busca do Menino Jesus, simbolizando devoção, homenagem e oferendas.

– Realizar encontros culturais e religiosos na Praça das Figueiras é uma forma de unir as famílias, promovendo momentos de lazer e tornando Camboriú uma referência nesses eventos ao ar livre – destacou Vera Roberto, presidente da Fundação Cultural.

O prefeito Leonel Pavan também comemorou o sucesso da iniciativa e ressaltou a importância de se valorizar as tradições e promover espaços de convivência para a população. “Fiquei muito feliz com a organização e com a presença maciça dos moradores e dos visitantes. Esse é o segundo evento realizado na Praça das Figueiras em apenas uma semana, reforçando a relevância deste espaço como ponto de encontro e celebrações em nossa cidade”, disse o prefeito.

Ele destacou ainda o impacto positivo desses eventos para a valorização da cultura local e o fortalecimento do sentimento de pertencimento. “A celebração do Terno de Reis é um marco cultural para Camboriú, e ver tantas pessoas participando, mostra que estamos no caminho certo ao investirmos em eventos que preserva nossas raízes, promove a interação entre as gerações e fortalece o tecido social. É esse tipo de ação que queremos multiplicar ao longo do ano”.

Um dos destaques do evento foi a presença da intérprete de LIBRAS, Crislaine de Jesus, oportunizando que a comunidade surda de Camboriú pudesse participar do Encontro de Terno de Reis e entender o que estava ocorrendo.

A iniciativa foi viabilizada graças a um projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc em 2023. “Conheci a Crislaine quando atuava na Câmara de Vereadores e propus que ela escrevesse um projeto para a Lei de Incentivo à Cultura. O projeto foi aprovado com nota máxima e incluiu como contrapartida a interpretação em LIBRAS nos eventos culturais da cidade”, explicou Vera Roberto.

Com isso, Camboriú dá mais um passo em direção à inclusão, proporcionando acessibilidade para que todos os moradores e visitantes possam vivenciar momentos culturais e religiosos como o Encontro de Terno de Reis, evento que teve participação de todos os secretários municipais e vereadores do município.

Texto e Fotos: Molina Orval

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News