Evento será encerrado ao meio dia desta sexta-feira
Nesta quinta-feira (28), o prefeito eleito de Camboriú, Leonel Pavan participou da abertura do 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes realizado no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen, no centro de Camboriú.
O evento, que segue até o meio-dia desta sexta-feira (29), é considerado o principal encontro estadual de tecnologia voltado para prefeituras, reunindo prefeitos, gestores públicos, vereadores e especialistas de diversas regiões de Santa Catarina.
O Congresso tem como objetivo promover a integração e a troca de ideias inovadoras entre os participantes, com foco no aprimoramento dos serviços públicos por meio da transformação digital. Este ano, representantes de 100 municípios se inscreveram para o evento, que está contando com uma programação diversificada como: palestras, debates e uma feira de soluções tecnológicas voltada para o desenvolvimento das cidades.
Leonel Pavan ressalta que o evento é uma oportunidade estratégica para fomentar a inovação e o desenvolvimento socioeconômico nos municípios. Ele destaca que este Congresso é essencial porque traz modelos bem-sucedidos já implantados por várias prefeituras, apresenta soluções tecnológicas de mercado e discute políticas públicas que promovem a transformação digital. Pavan acrescenta que entre os destaques está o papel da inovação na governança, como sendo a chave para o sucesso das novas gestões que assumem em janeiro.
Além do prefeito eleito, o Congresso conta com a participação de importantes lideranças, como o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Marcelo Fett; o Coordenador-Geral de Gestão da Rede GOV.BR no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Régis Oliveira; e o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também participa do evento, com destaque para a palestra do Coordenador de ‘Aspectos Jurídicos I’ na Diretoria de Licitações e Contratações do órgão, Cássio Severo Rodrigues, que falou sobre a nova Lei de Licitações e as ações do TCE para facilitar sua interpretação nos municípios.
Segundo o diretor da RCD, José Marinho, o 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes reafirma o compromisso com Santa Catarina com a inovação e a transformação digital, promovendo o diálogo e a construção de soluções que impactem positivamente a gestão pública e a qualidade de vida das pessoas.
Texto: Molina Orval
Fotos: Paulo Ricardo da Silva