Empresa vai assumir obras de esgotamento sanitário
O futuro de Camboriú acaba de ser transformado: prefeitura municipal e Águas de Camboriú, uma empresa do grupo AEGEA, assinaram um termo aditivo ao contrato de concessão, autorizando a empresa a assumir as obras de esgotamento sanitário na cidade. A decisão, que será oficializada em uma cerimônia no dia 15 de março, vem sendo celebrada entre a sociedade que há anos ansiava pelos investimentos nessa área.
O Rio Camboriú é responsável pelo abastecimento tanto de Camboriú quanto de Balneário Camboriú. Todos os anos, milhões de pessoas – entre moradores e turistas – dependem de suas águas para atividades básicas do cotidiano que vão desde o consumo próprio, passando por limpeza, manutenção de imóveis e até mesmo na construção civil.
– Depois de muita luta, conseguimos alcançar nosso maior objetivo para construir um futuro sustentável. Investir no esgotamento sanitário de Camboriú significa, também, investir no desenvolvimento econômico e sustentável de toda a região. Além disso, o tratamento de esgoto melhora a qualidade de vida e os gastos com saúde pública diminuem, visto que ocorre a queda na incidência do número de pessoas doentes em decorrência da falta de saneamento – destaca o prefeito, Elcio Rogério Kuhnen.
Investir no esgotamento sanitário de Camboriú significa, também, investir no desenvolvimento econômico, cultural e sustentável de toda a região. Conforme o último censo populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município cresceu 65% fazendo com que Camboriú se tornasse a 14ª maior cidade do estado. Com isso, Camboriú tem a terceira maior população entre os municípios da AMFRI, a 14ª de Santa Catarina e a 55ª na região Sul do país.
Com mais de 103 mil habitantes, a cidade possui pouco mais de 50% de mulheres entre seus moradores e cerca de 10 mil crianças, que serão totalmente beneficiadas com o esgotamento sanitário, como lembra a presidente da empresa, Reginalva Mureb.
– Este é um divisor de águas para Camboriú, que a partir de agora entra em contagem regressiva para ter suas demandas equacionadas em relação ao esgotamento sanitário. Aqui começa uma nova etapa de desenvolvimento para a cidade que terá de volta, gradativamente, um rio despoluído que poderá ver o retorno dos peixes – comemora ela.
– Camboriú terá, também, uma queda expressiva no número de doenças causadas pela exposição ao esgoto sem tratamento. Isto representa um aumento da saúde e da qualidade de vida da população, além de desenvolvimento econômico. É a notícia mais aguardada nos últimos anos – complementa Reginalva.
A ASSINATURA DO TERMO ADITIVO
Inicialmente, a Águas de Camboriú tinha a obrigação apenas de administrar o abastecimento da cidade. Contudo, desde que assumiu os trabalhos no município, tanto a concessionária quanto o poder concedente já haviam percebido a importância de se investir nesse sistema de esgotamento – inédito para o município, que atualmente trata zero por cento dos esgotos produzidos.
A decisão de alterar o contrato original e criar um termo aditivo, passando para a concessionária a atribuição da obra de instalação do novo sistema de esgotamento, foi debatida e muito aguardada entre todos, conforme destacou o prefeito Elcio Kuhnen.
O esgotamento sanitário traz benefícios em praticamente todos os segmentos dentro de uma cidade. Os gastos com saúde pública diminuem, visto que ocorre a queda na incidência do número de pessoas doentes em decorrência da falta de saneamento. A construção civil e a valorização imobiliária também se beneficiam, já que uma cidade com esgotamento apresenta valorização de aproximadamente 17% nos imóveis. Outro fator positivo é a preservação ambiental e o retorno da fauna e flora naturais aos rios e córregos da região.
NR: Já não era sem tempo para que isso viesse a ocorrer. A Folha do Estado parabeniza a decisão ‘acertadíssima’ da administração municipal, e aguarda que os trabalhos sejam iniciados o mais breve possível para o bem de toda a população de Camboriú e de Balneário Camboriú, que, obviamente, também vai se beneficiar. Parabéns!