Camboriú: Prefeitura reforça ações preventivas e minimiza impactos das últimas chuvas

Precipitações foram intensas no município nos últimos dias

Uma semana após as fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos que atingiram a região, a Prefeitura de Camboriú segue mobilizada com ações contínuas para minimizar os impactos causados pelos temporais, especialmente os registrados no último dia do ano. O episódio provocou prejuízos pontuais em residências, pontes e vias urbanas, exigindo resposta imediata do poder público.

Mesmo após o período mais crítico, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos faz uma avalição positiva, mantendo os trabalhos de limpeza em todos os bairros, como alargamento e desassoreamento do canal localizado na saída do distrito de Monte Alegre, que dá acesso ao Rio Peroba. A intervenção integra um conjunto de medidas preventivas adotadas ao longo do ano para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos e inundações na cidade.

De acordo com a Prefeitura, mais de 5 quilômetros de valas, rios e córregos já passaram por serviços de desassoreamento em diferentes regiões do município, com a retirada de mais de 500 mil metros cúbicos de areia e terra do leito dos cursos d’água. As ações incluem ainda manutenção permanente das bocas de lobo, desobstrução de tubulações e utilização de caminhões hidrojatos.

 Para o prefeito Leonel Pavan, os danos só não foram maiores graças ao trabalho preventivo realizado de forma contínua pela administração municipal. “O impacto só não foi maior porque a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, vem realizando manutenção constante das bocas de lobo, desentupimentos com caminhões hidrojato, além da limpeza e alargamento de valas para melhorar a drenagem pluvial. Esse trabalho contínuo garante mais segurança, mobilidade e qualidade de vida à população, especialmente no período das chuvas”, destaca.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Zé Branco reforçou, que por determinação do prefeito Pavan, a rápida mobilização das equipes foi fundamental para reduzir os efeitos do temporal. “Diante da gravidade da situação que atingiu a região, em que outros municípios enfrentaram inundações preocupantes, em Camboriú o impacto foi menor porque a Prefeitura mobilizou prontamente todo o secretariado e as equipes operacionais, colocando a estrutura municipal em ação. Caminhões hidrojato foram utilizados na desobstrução de bocas de lobo e tubulações, enquanto equipes das secretarias, com apoio de servidores voluntários, atuaram de forma integrada na limpeza e recuperação emergencial das áreas afetadas”, salientou.

A Prefeitura de Camboriú segue monitorando as áreas mais sensíveis e mantendo o planejamento preventivo como prioridade, com o objetivo de reduzir riscos, proteger a população e garantir maior eficiência no enfrentamento aos eventos climáticos extremos.

———————–

Texto: Molina Orval

Fotos: Luciano Antunes

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
ESPECIAL DE NATAL
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos